Substituir a linha pelo círculo: transição para a Economia Circular
área partilhada
área partilhada
Reforçando a necessidade de as empresas integrarem estratégias que reforcem a sua transição para uma economia circular, a Agência para a Competitividade e Inovação – IAPMEI, em parceria com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), lançou um vídeo que indica vários princípios que ajudam nessa mudança, reforçando os benefícios e esclarecendo sobre os potenciais impactos.
Enquadrado nas atividades da Agenda da Economia Circular do IAPMEI, este vídeo faz parte de um conjunto de conteúdos temáticos que o IAPMEI promove, visando a sensibilização do tecido empresarial para a substituição de modelos lineares por novas abordagens circulares no desenvolvimento de produtos, processos e modelos de negócio, contribuindo assim para a sua sustentabilidade.
A transição da Economia Linear para a Economia Circular faz parte dos objetivos traçados pela União Europeia (UE). Esta transição, que integra uma das linhas de ação da Presidência Portuguesa da EU, em 2021, é materializada na prioridade da implementação do Pacto Ecológico Europeu, tendo em vista uma recuperação económica sustentável das economias europeias.