Voto de pesar
A Câmara Municipal de Mafra manifesta o seu pesar pelo falecimento de Sarmeno Francisco Leitão, dirigindo as mais sentidas condolências à família enlutada.
Depois de uma primeira experiência profissional como sapateiro, Sarmeno Leitão dedicou 38 anos da sua vida à atividade de carteiro. Ainda bastante novo, começou a revelar interesse pela intervenção cívica, enquanto Vice-Presidente do Clube Desportivo Sobreirense e Presidente da Comissão de Festas e Melhoramentos da Achada.
Após o 25 de Abril de 1974, passaria a assumir um papel cada vez mais presente na vida autárquica local. Primeiro, foi nomeado Presidente da Junta da Freguesia de Mafra. Entre 1980 e 1985, ocupou o cargo de Vereador da Câmara Municipal de Mafra, tendo integrado o Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados e a Junta Distrital. Entre 1986 e 2005, regressou à Junta da Freguesia de Mafra, eleito Presidente.
Ao mesmo tempo, dedicou-se à causa do associativismo, tendo exercido as funções de membro dos órgãos sociais do Clube Desportivo de Mafra, Casa do Povo de Mafra, Bombeiros Voluntários de Mafra e Santa Casa da Misericórdia de Mafra. Foi também fundador da Escola de Música Juventude de Mafra.
Pelos relevantes serviços prestado à comunidade, Sarmeno Francisco Leitão foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, pelo que, neste momento de despedida, esta autarquia renova, publicamente, o seu reconhecimento.
