Encontro das Comunidades em Ação
O Auditório do Parque Urbano da Póvoa da Galega recebeu o Encontro das Comunidades em Ação, uma iniciativa, promovida pelo Município de Mafra e pelo Instituto Padre António Vieira, que marca o final do projeto Operação Integrada Local da Freguesia do Milharado (OIL – Milharado), com o objetivo de dar a conhecer os resultados e impactos dos vários projetos que têm vindo a ser dinamizados e, sobretudo, um momento de celebração e encontro entre os vários elementos da comunidade, entidades, técnicos e participantes envolvidos na OIL – Milharado que têm beneficiado e contribuído para o bom desenvolvimento das diversas iniciativas realizadas.
Na sessão de abertura interveio o Presidente da Junta da Freguesia do Milharado, Pedro Cardoso, que manifestou que "as pessoas da freguesia querem que o programa desenvolvido continue".
Seguidamente, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Moreira Luís, referiu que "precisamos adotar políticas públicas cada vez mais voltadas para as pessoas", sendo este programa um reflexo disso mesmo.
Para apresentar o tema "A OIL em Perspetiva – Apresentação da avaliação externa da OIL", interveio João Sebastião, Professor Associado do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas e Investigador Integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, que apresentou um estudo sobre a monitorização e avaliação dos resultados alcançados ao longo da implementação dos projetos.
Seguiu-se o painel "Histórias que transformam: o impacto da OIL nas comunidades", que contou com alguns participantes que apresentaram o seu testemunho na primeira pessoa: Etelvina Batista, Cecília Cortez, Daniela Santos, Jorge Dias e Maria José Branco, com moderação da jornalista Joana Leitão.
O evento prosseguiu com um pequeno vídeo sobre as várias iniciativas e projetos dinamizados, nos últimos quase três anos, no âmbito da intervenção da OIL Milharado.
Para efetuar as conclusões, interveio Rui Nunes da Silva, Presidente do Instituto Padre António Vieira (IPAV).
O encerramento da sessão da manhã foi efetuado pelo Primeiro Secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, que salientou que "os exemplos apresentados deixaram claro que a aposta no programa foi um bom caminho".
Seguiu-se um almoço nas instalações do Clube Desportivo Povoense, com pratos confecionados por associações locais.
No período da tarde, foi ainda possível assistir à apresentação do Museu Ubuntu – uma coleção de histórias recolhidas na comunidade, visitar a exposição de trabalhos realizados pelos participantes dos projetos Atelier de Costura e Artes e Idades, participar em diversos workshops e assistir à apresentação musical da Academia de Música do Milharado.
O Encontro das Comunidades em Ação foi, assim, um momento de partilha, celebração e projeção do futuro coletivo.
Mais informações sobre a Operação Integrada Local do Milharado:https://www.cm-mafra.pt/p/oil-milharado
Projeto no âmbito da Operação Integrada Local da Freguesia do Milharado, resultante de uma candidatura ao programa RE-C-i06.02 – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na área Metropolitana de lisboa, financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência.
#recuperaçãoemação
![]()
