Dia Mundial do Pão
No Dia Mundial do Pão, a Casa do Pão de Carvalhal acolheu a sessão “Do Forno à Mesa”. O encontro visou reunir profissionais e entidades do setor, promover a educação do consumidor na escolha de pão de qualidade e construir um futuro mais colaborativo para a panificação em Portugal.
Em debate, estiveram os temas “Formação e Profissão: Preparar o Futuro”, “Pão, Território e Turismo” e “Educação do Consumidor: Valorizar para Transformar”, tendo o evento integrado também uma degustação de pães.
Dinamizado no âmbito da Plataforma Nacional do Pão da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, da qual Mafra é município fundador, este encontro contou com o apoio da Câmara Municipal de Mafra e da União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros.
A Plataforma Nacional do Pão tem como objetivos valorizar e qualificar este produto tradicional, incluindo conceber uma certificação a atribuir aos pães que correspondam ao conceito de “Pão português” ou “Pão tradicional”, criar um laboratório de suporte para as questões de desenvolvimento/ inovação de produto e de formação de profissionais, promover os estabelecimentos que produzam e comercializem pão português, elaborar e desenvolver estudos de investigação, promoção e formação, publicar material promocional e de divulgação, entre outras ações.
