Mafra é Cultura! Reveja as atividades do último fim de semana
Aos fins de semana, o Concelho de Mafra é palco de um programa diversificado de iniciativas culturais, com espetáculos musicais, visitas a exposições, tertúlias temáticas e atividades pedagógicas para miúdos e graúdos. Reveja alguns dos melhores momentos dos últimos dias.
“Música para o Tempo da Paixão” foi o tema que inspirou o primeiro concerto de 2023 do Ciclo de Música de Santo André, que se realizou na sexta-feira, na Igreja de Santo André, em Mafra. A sessão foi protagonizada por João Vaz e Duncan Fox, acompanhados das vozes do coro da Capella de S. Vicente, sob a direção de Pedro Rodrigues.
No sábado, a exposição “Instrumentos Musicais Chineses”, patente na Galeria Municipal Torreão Sul, em Mafra, acolheu uma nova visita guiada e workshop, onde os participantes puderam experienciar alguns dos instrumentos de percussão chineses, criando um pequeno trabalho rítmico.
No mesmo dia, a Biblioteca Municipal da Ericeira recebeu a visita de um grupo de crianças entre os 4 e os 8 anos, para mais uma atividade da “Hora do Conto”. “Uma lição vinda do mar”, de Carmen Garcia, foi o livro escolhido para esta sessão especial sobre a proteção dos oceanos.
“Dois Dedos de Poesia” levou “Um Pouquinho de Brasil – Música e Poesia do Brasil” à localidade do Livramento. A segunda sessão desta tertúlia, apresentada pelo Grupo TEMA – Teatro Mafra, realizou-se nas instalações do Sporting Clube do Livramento, no último sábado.
No domingo, diversas famílias participaram na oficina pedagógica “Uma família com 5000 anos”, que decorreu no Museu Municipal Prof. Raúl de Almeida, em Mafra. A atividade recriou, de forma lúdica, o ambiente do homem caçador e da mulher tecelã, tal como no Período Calcolítico.
