Início
Notícias
Documentos
Parceiros
Catálogo
Ligações Úteis
Rede de Bibliotecas Escolares
Contactos
Créditos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
     
 

Divulgação do projeto concelhio “Contos Terra a Terra”

No dia 1 de outubro de 2016, dia do idoso e primeiro dia do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, foi lançado o livro “Contos Terra a Terra”, resultado do primeiro projeto desenvolvido em articulação a nível concelhio ao longo do ano letivo 2015-2016.
A ideia de editar um livro com contos da tradição oral e/ou histórias de vida do nosso concelho surgiu aquando da inauguração do “Espaço das Histórias” na Freguesia da Carvoeira.
Para isso, a Câmara Municipal de Mafra (CMM) convidou as Juntas e Uniões de Freguesia (JF/UF) a procurarem nas suas gentes contadores de histórias disponíveis para partilhar um pouco da cultura e tradição locais.
O desafio foi lançado aos Professores Bibliotecários (PB) que, por sua vez o estenderam aos professores e educadores de todas as escolas do concelho.
Muitos foram os docentes que aderiram à ideia pelo que, promovendo a partilha entre gerações, este projeto envolveu os idosos das comunidades locais e todos os alunos do ensino público do nosso concelho desde o Jardim de Infância até ao Secundário.


A sua estrutura foi planificada em várias fases, envolvendo diferentes atores em diferentes etapas.
Assim, após a recolha e seleção das vivências em registo áudio pelas técnicas da CMM, com a orientação e supervisão do contador de histórias tradicionais António Fontinha; os professores bibliotecários (PB) do concelho transcreveram as histórias recolhidas para apresentar nas diferentes bibliotecas escolares (BE).
Desta forma, as crianças e alunos do nosso concelho tomaram contacto com os contos e/ou histórias de vida e foram desafiados a ilustrá-los.
Para esse efeito, foi organizado um concurso, numa primeira fase a nível de agrupamento e posteriormente a nível concelhio.
Os PB participaram numa formação financiada pelas Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, denominado “Contos Terra a Terra – reutilização de textos da tradição oral”, da qual saíram os textos literários que em conjunto com as ilustrações selecionadas integram este livro que é editado pela CMM.
Deste projeto faz parte ainda um livro digital construído pelos alunos do ensino secundário.


A apresentação do livro, no dia 1 de outubro de 2016, no Pavilhão Gimnodesportivo, do Parque Desportivo Municipal, foi iniciada pela pequena peça de teatro “A volta ao concelho de Mafra em 7 minutos”, sendo a responsabilidade do guião dos PB do concelho. Mais uma vez, surgiu a partir de um trabalho coletivo e articulado, reunindo na mesma representação alunos e crianças dos vários agrupamentos do concelho.
Foi ainda a oportunidade para expor todos os trabalhos apurados pelos vários agrupamentos e apreciados pelo júri, exposição que irá circular ao longo do ano letivo por todas as escolas do concelho onde estão instaladas bibliotecas escolares.
Todo o projeto “Contos Terra a Terra” resultou da colaboração de muitas entidades e intervenientes, aos quais os PB deixam o seu agradecimento, nomeadamente: CMM; Juntas e Uniões de Freguesia; docentes, crianças e alunos de todos os agrupamentos e escola não agrupada; diretor do CFAERC; membros do júri do concurso concelhio.
E ainda um agradecimento especial ao contador de histórias António Fontinha que desde a primeira hora aceitou este desafio e ajudou a torná-lo realidade.



A Rede de Bibliotecas Escolares de Mafra
6 Outubro de 2016

 

 

Voltar