1.ª Bienal de Jovens Criadores de Mafra
Uma iniciativa que visa fomentar o envolvimento dos jovens na promoção da história, cultura e património do Concelho de Mafra, através da sua criativa e inovadora expressão artística.
A Bienal de Jovens Criadores de Mafra tem como principal objetivo reunir obras de expressão artística, realizadas por jovens, entre os 13 e os 29 anos de idade, e residentes no Município de Mafra, nas categorias de Expressão Plástica (Desenho, Pintura e Escultura) e de Multimédia (Fotografia, Música e Vídeo), que representem elementos relativos ao ambiente, história, identidade, memória e património cultural do Concelho de Mafra.
As candidaturas decorreram até final do ano 2020 e o júri composto pelo artista plástico Mário Lino e os Professores Adriano Alcântara e Vitor Simões deliberou, por unanimidade, atribuir o prémio no:
Escalão 1 (13 aos 18 anos) | Categora 1 - Expressão plástica a Francisco Coelho Batalha, autor da obra "Pena".
Escalão 2 (19 aos 29 anos) | Categoria 1 - Expressão Plástica a Mafalda Adrahi Agostinho, autora da obra “Contos de Mulheres Mafrenses”.
Escalão 2 (19 aos 29 anos) | Categoria 2 - Multimédia a Bárbara Rocha Cofones Ribas Lago, autora da obra “Cicatriz”.
Deliberou ainda, por unanimidade, atribuir menções honrosas a Afonso Carrôlo Gonçalves pela autoria da obra "Estou bêbado de Azueira, sinto-te em mim" e a Madalena Alves Hipólito pela autoria da obra "Paródia na Sala de Caça do Convento de Mafra".
A exposição da 1.ª Bienal de Jovens Criadores de Mafra encontra-se patente ao público, na Galeria Municipal Orlando Morais, localizada na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira até ao dia 18 de abril.
Pode ainda fazer uma "visita virtual" à exposição e assistir à entrega dos prémios, através da visualização do video aqui disponível.