Filipa Pais
Filipa Pais – “Perfil”
Dia 6 | fevereiro
21h00 | Mafra | Casa da Música Francisco Alves Gato
Formação – Dueto
Filipa Pais – voz
Ricardo J. Dias – piano
Nota Biográfica
Unanimemente reconhecida, pelo público e pela critica especializada, como uma das melhores cantoras portuguesas, Filipa Pais sobe ao palco da Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra, para apresentar “Perfil”. Um concerto intimista, onde a artista, acompanhada ao piano e guitarra, interpreta temas do cancioneiro popular português, mas também com paragens obrigatórias que vão de Angola a Cabo Verde, sem esquecer a passagem pelos ritmos brasileiros.
Um espetáculo imperdível que transporta o público numa verdadeira viagem pelo mundo da lusofonia.
Com uma maturidade, experiência e sabedoria adquiridas ao longo de muitos anos de vida artística, Filipa Pais tem-se dedicado principalmente à reinterpretação do cancioneiro tradicional português (a solo, com a “Lua Extravagante” ou nos projetos “Afinidades”, com a cantora galega Uxía, e “Músicos do Sol e Lua”, ao lado de Vitorino, Janita Salomé, Rão Kyao e Sérgio Godinho).
Sempre eclética, já visitou o fado (com António Chaínho) e deu voz à música de outros géneros como o “jazz”, a música erudita (com Michael Nyman), a música angolana do Duo Ouro Negro, no coletivo “Muxima”, ou a música brasileira (com João Bosco, Chico César e Maria Bethânia).
Colaborou também com João Afonso, Zeca Medeiros, o pianista João Paulo Esteves da Silva, o marroquino Nour-Eddine, o Angolano Filipe Mukenga e o Cabo-Verdiano Tito Paris.