Concerto de 22 de dezembro
-
Início
-
Serviços
-
Cultura
-
Mafra é Música
-
Concertos de Natal e Ano Novo
- Concerto de 22 de dezembro
Concerto pela Academia Musical do Milharado
Programa de Concerto
Marcia Piccola
Adone Sabatini
Theme from Jurassic Park
John Williams
arr. Michael Sweeney
Natal de Elvas
arr. Paulo Reis
A todos um bom Natal
Lúcia Carvalho/ César Batalha
Noite Silenciosa & É Natal
Franz Xaver Gruber/ James Lord Pierpont
Christmas Kazoo
arr. James D. Ployhar
Despedida
Amílcar Morais
Notas Biográficas
Academia Musical do Milharado – Associação Musical e Cultural
Este projeto surgiu de uma ideia de partilha de conhecimentos e experiência musical do maestro Luciano Franco da Academia Sons e Harmonia de Loures, para com a população do Milharado. Tendo sido levado à consideração da Junta de Freguesia do Milharado, na pessoa do Sr. Presidente Zé Faustino, da Câmara Municipal, o projecto foi recebido de “braços abertos”. Depois de 3 encontros de preparação, que contaram com a presença de várias pessoas, nomeadamente, representantes das Associações Culturais e Recreativas, habitantes da freguesia e pessoas que participam em variadas actividades no Milharado, foram criados os corpos gerentes e publicados os estatutos da Academia Musical do Milharado, no dia 7 de abril, de 2016.
O início da actividade musical (teoria e prática musical) deu-se, a 23 de maio de 2016, nas instalações da Associação Cultural e Recreativa de Calvos.
Atualmente, a escola de música conta com cerca de 40 alunos (de ambos os sexos), sendo que, no seu “espólio” material conta já com 30 instrumentos adquiridos.
A 9 de outubro de 2016, foi efectuado o 1.º almoço convívio, no qual, os alunos e alunas da Academia puderam comprovar a sua evolução, desde que iniciaram as aulas.
Em 2017 e 2018, efetuou concertos de aniversário e almoços convívios na freguesia do Milharado, tendo também efetuado o acompanhamento musical de procissões, em conjunto com a Academia Sons e Harmonia, do Infantado – Loures.
2019
• Efetuou concertos de aniversário e almoços convívios na freguesia do Milharado;
• Efetuou, também, acompanhamento musical de procissões, em conjunto com a Academia Sons e Harmonia, do Infantado – Loures;
• Em 15 de agosto, efetuou o acompanhamento musical da procissão, na Festa de Calvos - Milharado;
• Em 17 de novembro, participou no Encontro de Orquestras Juvenis, organizado pela Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra.
• Em 15 de dezembro, efetuou um Concerto de Natal no âmbito da programação cultural de “O Natal Chegou à Vila", no terreiro D. João V, em Mafra, organizado pela Câmara Municipal de Mafra.
Maestro Luciano Filipe Alves Franco
- Nasceu a 3 de setembro de 1955. Aos 11 anos de idade, iniciou a sua actividade musical na Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fanhões.
- Aos 19 anos de idade, ingressou e permaneceu durante 30 anos na Banda Sinfónica do Comando Geral da Guarda Nacional Republicana, onde ocupou o posto de 1.º Sargento Músico, em tuba.
- Possui a Carteira Profissional do Sindicato dos Músicos como instrumentista em tuba e regente de bandas civis.
- De março de 1991 a junho de 1994 e de janeiro de 2000 a abril de 2004, exerceu as funções de professor na escola de música da Sociedade Lírica Moitense (Moita dos Ferreiros – Lourinhã), de fevereiro a abril de 2004, assumiu, também, as funções de Regente desta mesma banda de música.
- Em março de 1995 até março de 1999, assumiu as funções de professor e regente da Banda e Escola de Música da Associação de Desportos e Recreio “O Paraíso”, de Vale do Paraíso – Azambuja.
- De janeiro de 2004 até abril de 2007, assumiu as funções de professor e regente da Banda de Música da Sociedade Recreativa e Musical do Xartinho, Alcanede – Santarém.
- Em agosto de 2007, fundou a Escola de Música, Banda e Orquestra Ligeira da S. R. de Casaínhos, exercendo, até abril de 2014, as funções de professor e maestro nesta coletividade.
- Foi co-fundador, em agosto de 2014, da Escola de Música, Banda e Orquestra Ligeira da Academia Sons e Harmonia - Loures, exercendo desde então as funções de professor e maestro nesta associação.
- Foi co-fundador, em agosto de 2016, da Academia Musical do Milharado - Mafra, exercendo as funções de coordenador pedagógico deste projeto.
- Em 2011, foi-lhe atribuído um voto de Louvor e Aclamação, pela Junta de Freguesia de Ginetes, do Município de Ponta Delgada – S. Miguel – Açores, como Agente Cultural de Excelência.
- Em 2012, foi condecorado, pela Câmara Municipal de Loures, com a Medalha Municipal de Mérito Cultural e Educativo.