Concerto de 24 de outubro
-
Início
-
Serviços
-
Cultura
-
Mafra é Música
-
Ciclo de Santo André
- Concerto de 24 de outubro
Programa
Nicolaus Bruhns (1665-1697)
Præludium und Fuge e-moll *
César Franck (1822-1890)
O Salutaris Hostia - CFF 208
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Wenn wir in höchsten Nöten sein, BWV 641 *
Camille Saint-Saëns (1835-1821)
Ave Maria
Ave Verum
(20 Motets)
Léo Delibes (1836-1891)
Ave maris stella
Johann Sebastian Bach
Schmücke dich, o liebe Seele, BWV 654 **
Max Reger (1873-1916)
1. Tantum ergo
3. Tantum ergo
(4 Tantum ergo, Op. 61b)
Johannes Brahms (1833-1897)
Herzliebster Jesu *
(11 Chorale Preludes, Op. 122)
Jean Langlais (1907-1991)
Ave Mundi gloria
O Salutaris Hostia
Tantum ergo
O bone Jesu
Chant litanique
(Cinq Motets, Op. 8)
Jeremias N. W. Kühne (1807-1871)
Fantasie, Op. 48 ***
João Vaz (1963-)
Regina Cæli
(Quatro antífonas Marianas)
Daniel Sousa [órgão]
Isabel Cruz Fernandes [soprano]
Maria João Abreu [mezzo-soprano e órgão]
* órgão solo (Daniel Sousa)
** órgão solo (Maria João Abreu)
*** órgão a 4 mãos (Daniel Sousa e Maria João Abreu)
Biografias
Daniel Sousa
Daniel Sousa iniciou os seus estudos em órgão na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto, onde estudou órgão com António Mário Costa e Tiago Ferreira. Frequentou o V Curso Nacional de Música Litúrgica na vertente de órgão, onde estudou com António Esteireiro. É licenciado em Música, variante Órgão, pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) onde, atualmente, frequenta o mestrado em Ensino de Música. Colabora com a Paróquia do Divino Salvador de Modivas, onde é organista e responsável pela vertente musical da paróquia. Em conjunto com Tiago Carriço, é diretor artístico do Coro Interparoquial de Gião, Malta, Modivas e Vilar. Desde outubro de 2015, é organista no Santuário do Sameiro, em Braga. Desde setembro de 2017, é diretor artístico do Coral Honra e Dever. Desde janeiro de 2020, é organista na Paróquia de S. João Baptista, Vila de Conde. Colabora, regularmente, com o Coro Infantojuvenil da Paróquia de Santa Eulália de Beiriz, Póvoa de Varzim.
Maria João Abreu
Maria João Abreu, nascida em Leiria, inicia os seus estudos musicais aos oito anos, na Escola de Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos. Em 2015, conclui o 8º grau em Órgão, na classe da professora Rute Martins. Nesse mesmo ano, ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), onde estuda com os professores João Vaz e António Esteireiro. Participou em masterclasses com diversos organistas, entre os quais, Vicent Dubois, Jan-Willen Jansen, François Espinasse, Hans-Ola Ericsson, Franz Josef Stoiber e Pieter Van Dijk. Interveio como solista no Concerto de comemoração dos 17 anos do Órgão da Sé de Leiria e em variados concertos e audições organizadas pela Classe de Órgão da ESML. No ano transato, participou nos Concertos a 6 Órgãos do Palácio Real de Mafra. Em setembro de 2018, ingressa no curso de Canto do Instituto Gregoriano de Lisboa, na classe do professor Armando Possante. Pertence, ainda, ao Nova Era Vocal Ensemble. Atualmente, frequenta o mestrado em Ensino de Música na ESML.
Isabel Cruz Fernandes
Isabel Cruz Fernandes começou a cantar aos 6 anos nos Pequenos Cantores do Estoril e Pequenos Cantores do Instituto Gregoriano de Lisboa, com a professora Teresa Lancastre, tendo participado em diversos concertos e musicais. Fez a sua formação musical no Instituto Gregoriano de Lisboa (IGL), onde estudou Violoncelo, Canto Gregoriano e Canto, integrando a classe de Canto do professor Armando Possante. Foi premiada por três vezes em concursos de Canto do IGL. Participou em diversas masterclasses com os cantores Armando Possante, Elsa Cortez, Manuel Brás, Lieve Jansen, Gabriele Fontana, Carol Cavey-Miles, Madeleine Grey, Alina Kozinska e Elizabeth Futral. É, desde 2014, membro fundador de um coro de música sacra, Canticorum, com qual se apresenta regularmente como coralista e solista. Em 2015 e 2017, interpretou a ópera “Dido e Eneias” nos papéis de Belinda, no IGL, e Bruxa, no Teatro Nacional de São Carlos. Em 2018, é convidada a integrar a Schola Cantorum de Santarém.
Em julho de 2019, participa no Classical Singers Workshop no Peabody Institute, em Baltimore, USA. Em 2019 integra o Coro Ricercare, com o qual se apresenta regularmente em concerto por todo o país. Em 2020, termina a licenciatura de Canto da Escola Superior de Música de Lisboa, e matricula-se no Mestrado em Ensino de Educação Musical na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.