Atribuição de Bolsa de Estudo no Domínio da Música - Ano Letivo 2024/ 2025
Programa de bolsas de estudo no domínio da música, destinado aos alunos que frequentam o Conservatório de Mafra, visando incentivar o acesso ao ensino especializado da música,
com paralelismo pedagógico.
Candidaturas abertas até 21 de julho!
Reconhecida a importância da música no processo de aprendizagem e formação do indivíduo, a Câmara Municipal de Mafra promove o acesso ao ensino especializado da música, particularmente entre o movimento associativo cultural do Concelho, através da atribuição de bolsas de estudo no domínio da música.
Para o ano letivo 2024/ 2025, a Câmara Municipal procede à abertura de um concurso para atribuição de até 45 bolsas de estudo, distribuídas pelos seguintes cursos de instrumento*:
*Em conformidade com o disposto no n.º 6 do artigo 1.º do Regulamento para atribuição de bolsas de estudo no domínio da música do Município de Mafra, caso se verifique a ausência de candidatos a um dos cursos de instrumento anteriormente mencionados, as vagas dos mesmos serão transferidas para os restantes instrumentos mencionados no n.º 5 do artigo 1.º do citado regulamento.
CANDIDATURAS
Período:
8 a 21 de julho de 2024
As candidaturas, para atribuição e renovação, são efetuadas online através do preenchimento do Formulário de Candidatura, com a submissão dos seguintes documentos:
- Caso aplicável, parecer referente ao perfil e prática musical, emitido pelo professor da escola de música (integrado no movimento associativo) ou maestro da banda filarmónica/ orquestra ou associação musical e pela direção da associação. Para o efeito, descarregue aqui o modelo em Pdf ou Word. Os bolseiros candidatos à renovação, integrados em banda/ orquestra ou associação musical, não necessitam de solicitar o parecer.
- Comprovativo do aproveitamento escolar, relativo ao ano letivo anterior;
- Comprovativo de inscrição ou renovação da inscrição no Conservatório de Mafra;
- Documento da Autoridade Tributária, comprovativo da composição do agregado familiar; para obter este documento, aceda à sua área reservada do Portal das Finanças em www.portaldasfinancas.gov.pt e selecione “menu > todos os serviços > dados pessoais relevantes > consultar agregado familiar > obter comprovativo”;
- Última declaração de IRS, e respetiva nota de liquidação, comprovativa dos rendimentos de todos os elementos do agregado familiar que contribuam economicamente para o mesmo, ou documento da Autoridade Tributária atestando a não obrigatoriedade de entrega da referida declaração, se aplicável.
PROVAS DE SELEÇÃO
As provas de seleção, mencionadas no n.º 2 do artigo 3.º do Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo no Domínio da Música do Município de Mafra, estão previstas terem lugar no dia 29 de julho, no Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima, em Mafra (sujeito a confirmação).
A prova de seleção consiste:
a) Na execução instrumental de uma obra à escolha do candidato. Esta prova permitirá também aferir o grau do candidato na disciplina do instrumento;
b) Na execução de uma escala, à escolha do candidato e de uma leitura. No caso de instrumentos de Sopro, serão avaliados pela qualidade sonora, execução dinâmica e afinação;
c) Na realização de uma prova de aferição na disciplina de formação musical, a fim de avaliar o grau do candidato nesta mesma disciplina.
INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS
Contacte a Unidade de Juventude através do telefone 261 810 100/800 100 261 ou envie e-mail para juventude@cm-mafra.pt.
-
Quem se pode candidatar?
As bolsas de estudo destinam-se, preferencialmente, aos alunos e elementos das escolas de música integradas no movimento associativo, bandas filarmónicas, orquestras e associações musicais, com sede no Concelho de Mafra, que frequentem ou pretendam frequentar o Conservatório de Mafra.
-
Como posso candidatar-me?
As candidaturas para o ano letivo 2024/ 2025 decorrem de 8 a 21 de julho de 2024.
Para submeter a sua candidatura deve preencher o formulário online disponibilizado neste site em https://www.cm-mafra.pt/pages/2187.
-
Quais os requisitos para a candidatura?
Os candidatos devem:- Preferencialmente, serem alunos ou elementos das escolas de música integradas no movimento associativo, bandas filarmónicas, orquestras e associações musicais, com sede no Concelho de Mafra, que frequentem ou pretendam frequentar o Conservatório de Mafra;
- Ser alunos inseridos em agregado familiar residente no Concelho de Mafra;
- Não serem músicos profissionais e/ ou que se encontrem em exercício de atividade;
- Entregar a candidatura dentro do prazo estipulado;
- Apresentar os documentos mencionados no formulário de candidatura.
-
Quais os critérios de seleção para atribuição de nova bolsa de estudo?
As candidaturas e os candidatos são classificados com base nas Provas de Seleção e Avaliação Social e Académica.
A Prova de Seleção consiste (a) na execução instrumental de uma obra à escolha do candidato, (b) na execução de uma escala à escolha do candidato e de uma leitura e (c) na realização de uma prova de aferição na disciplina de formação musical.
A Avaliação Social e Académica resulta da ponderação (a) do aproveitamento escolar, (b) da prática musical em associações/ coletividades, paróquias ou outros, e (c) da capitação do rendimento do agregado familiar do candidato.
-
Quais as condições para pedido de renovação de bolsa de estudo?
Os bolseiros candidatos à renovação da bolsa serão dispensados da realização de provas de seleção, desde que cumpram os seguintes requisitos:
a) Os bolseiros do curso de iniciação à música têm necessariamente de obter a classificação final igual ou superior a Bom em todas as disciplinas;
b) Os bolseiros do curso básico da música têm necessariamente de obter classificação final igual ou superior a 4, na escala de 1 a 5, na disciplina de instrumento e ter média final igual ou superior a 4 nas outras disciplinas;
c) Os bolseiros do curso secundário da música têm necessariamente de obter a classificação final igual ou superior a 14 valores, na escala de 0 a 20, na disciplina de instrumento e a média final igual ou superior a 14 valores nas outras disciplinas;
A renovação da bolsa implica, e é fator preponderante, a assiduidade e mérito por parte dos bolseiros, em todas as atividades que ocorram nas bandas filarmónicas/ orquestras de origem e promovidas pelo Conservatório.
Os bolseiros candidatos à renovação de bolsa deverão, sob pena de exclusão, anexar ao formulário de candidatura os documentos previstos para a candidatura a atribuição de bolsa de estudo.
O bolseiro que tenha perdido o direito à bolsa por falta de aproveitamento no Conservatório, poderá candidatar-se novamente a outra, desde que volte a reunir as condições necessárias.
-
Quando serão realizadas e como sou convocado para realizar as provas de seleção?
As provas de seleção estão previstas terem lugar no dia 29 de julho de 2024, no Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima, com exceção das provas de órgão ou carilho, que serão em lugar a designar.
Os candidatos são convocados via correio eletrónico para o endereço que indicam no Formulário de Candidatura.
-
Em que consistem as provas de seleção?
De acordo com o número 2 do artigo 3.º do Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo no Domínio da Música do Município de Mafra, as provas consistem:
a) Na execução instrumental de uma obra à escolha do candidato. Esta prova permitirá também aferir o grau do candidato na disciplina do instrumento;
b) Na execução de uma escala, à escolha do candidato e de uma leitura. No caso de instrumentos de Sopro, serão avaliados pela qualidade sonora, execução dinâmica e afinação;
c) Na realização de uma prova de aferição na disciplina de formação musical, a fim de avaliar o grau do candidato nesta mesma disciplina.
-
Quais os deveres dos bolseiros?
1) Assiduidade nas aulas do Conservatório de Mafra e, quando aplicável, aos ensaios e atuações das bandas filarmónicas/ orquestras de origem, assim como obtenção de mérito nas atividades das referidas entidades.
2) Enviar/ Entregar, no prazo de 30 dias seguidos, à Câmara Municipal de Mafra, após o término de cada período letivo (Natal e Páscoa), bem como no final de ano letivo, o comprovativo do aproveitamento escolar;
3) Nas atuações individuais ou como alunos do Conservatório de Mafra mencionar a qualidade de bolseiro da Câmara Municipal de Mafra;
4) Participar por escrito à Câmara Municipal de Mafra todos os factos relevantes e significativos, nomeadamente a mudança de residência, contacto telefónico, endereço eletrónico e desistência de frequência do conservatório, entre outras.
-
Em que situações a minha bolsa pode cessar?
A bolsa atribuída cessará a partir do momento em que o bolseiro não cumpra com o estipulado no Regulamento para atribuição de bolsas de estudo no domínio da música do Município de Mafra, bem como nas seguintes situações:
a) O não cumprimento dos deveres de bolseiro, mencionados no artigo 9.º do referido Regulamento;
b) A prestação de falsas declarações;
c) A falta de aproveitamento escolar;
d) A desistência de realização de todos ou alguns exames indispensáveis à matrícula, no ensino da música, no ano seguinte.
A aceitação de uma bolsa ou subsídio atribuído e concedido por outra instituição ou entidade, para o mesmo ano letivo, podem ser causa da cessação da bolsa atribuída pela Câmara Municipal, salvo, se o bolseiro tenha dado conhecimento prévio da mesma e a Autarquia tenha ponderado as circunstâncias da situação, considerando aceitar a cumulação de mais do que um benefício. -
Se me for atribuída uma bolsa, posso desistir?
Em caso de intenção de desistência da bolsa de estudo atribuída, o bolseiro deverá comunicar, por escrito, à Câmara Municipal, que pretende desistir da bolsa de estudo, fundamentando os factos que motivam a mesma, no prazo de 5 dias úteis contados dos factos que motivam essa intenção.
-
Onde posso obter mais informação sobre a atribuição de bolsas de estudo e critérios de seleção?