Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Mafra

Caros munícipes,
Neste tempo em que vivemos o pior momento da pandemia da COVID-19, dirijo-vos uma mensagem de solidariedade:
- Solidariedade para com os doentes e seus familiares;
- Solidariedade para com todos os que perderam os seus entes queridos;
- Solidariedade para com os que estão a ser social e financeiramente afetados pelos terríveis impactos da pandemia;
- Solidariedade para com toda a comunidade educativa do nosso Concelho, que interrompeu a atividade letiva tarde demais;
- Solidariedade para com aqueles que estão, há intermináveis meses, na linha da frente do combate à COVID-19.
Profissionais de saúde, forças de segurança, bombeiros e demais agentes de proteção civil estão justificadamente cansados. Mas, apraz-nos verificar que, apesar da exaustão, estão motivados no mais nobre dos exercícios, que é a defesa da vida humana. Definitivamente, todas as palavras serão sempre poucas para expressar a nossa sincera gratidão.
Desde a primeira hora, a Câmara Municipal assumiu ser parte da solução, cooperando permanentemente com as autoridades de saúde. Nesta exigente fase pandémica, a cooperação materializou-se em duas novas iniciativas:
- A ampliação das instalações da Área Dedicada à COVID-19, localizada junto ao Centro de Saúde de Mafra, de modo a permitir o atendimento de um maior número de doentes e com mais recursos humanos e mais meios de diagnóstico;
- E a criação de uma Equipa Especial, formada por mais de 30 trabalhadores municipais, para apoio à Autoridade Local de Saúde na realização dos inquéritos epidemiológicos a doentes e pessoas em vigilância ativa.
Estas iniciativas constituem um importante reforço da capacidade de rastreio e controlo, perante o acentuado aumento do número de casos.
Partilho, também, que neste momento já foram vacinados todos os profissionais de saúde do SNS do nosso Concelho e todos os utentes de lares onde não existem surtos, num total de mais de 1500 vacinados.
Durante o mês de fevereiro, está previsto o início da vacinação de toda a população, de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde.
Para minimizar os efeitos da pandemia na comunidade, a Câmara continua a disponibilizar os diversos projetos de apoio social. São os exemplos dos vales para compra de bens alimentares, do apoio na aquisição de medicamentos, do serviço “Vamos por si ao supermercado e à farmácia”, ou do apoio psicológico.
Os serviços municipais continuam, como sempre, a exercer a primeira resposta de proximidade: seja realizando o atendimento ao público, agora mediante marcação; seja assegurando todos os inúmeros e imprescindíveis serviços autárquicos. A título de exemplo, face à suspensão da atividade letiva, os nossos colaboradores estão a garantir a entrega de refeições aos 493 alunos do escalão A e B e o acolhimento aos 48 filhos dos trabalhadores dos serviços essenciais.
Termino esta mensagem com um apelo ao compromisso de todos e à esperança no futuro:
- Compromisso de todos, porque a irresponsabilidade de alguns põe em risco a vida dos demais;
- Esperança no futuro, porque, não obstante as muitas dificuldades, estou certo que iremos ultrapassá-las, com determinação, equilíbrio e união de todos os mafrenses.