Ciclo de Música "Guitarras"
-
Início
-
Serviços
-
Cultura
-
Mafra é Música
- Ciclo de Música "Guitarras"
O Ciclo de Música "Guitarras" é um convite à descoberta das belas melodias intemporais, interpretadas pela guitarra portuguesa, às experiências contemporâneas, que misturam o fado com sonoridades de outras latitudes.
Consulte os programas para a temporada de 2020 deste ciclo de Música:
Dia 3 de outubro
Cordis
Depois do primeiro CD editado em 2008 (CORDIS piano & guitarra portuguesa) e de outro lançado em 2011 (CORDIS2), o CORDIS resolve editar um Pack Triplo (2013) que junta, aos anteriores trabalhos, um DVD de um concerto filmado ao vivo. Em 2015, chega TERCEIRO e em 2019 Paulo Figueiredo e Bruno Costa decidem dedicar-se à composição e arranjos de um novo disco de originais. É este novo trabalho, REFLEXO, a par de temas dos primeiros discos, que é apresentado neste concerto em Mafra.
Dia 7 de novembro
Sul
Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Luís Figueiredo (piano) e Bernardo Moreira (contrabaixo) são músicos extremamente ativos no panorama musical português da atualidade. Os três trabalham regularmente nas áreas do fado, do jazz, da música erudita e da música tradicional. Sul – Songs from the southwest contempla uma seleção de música feita em Portugal, incluindo fados, composições de jazz e canções tradicionais. O projeto dá destaque a alguns dos compositores mais proeminentes em Portugal e é um testemunho da vibrante cena musical portuguesa contemporânea
Dia 28 de novembro
Silvestre Fonseca
Nasceu em Lisboa em 1959. Iniciou os seus estudos, com José Diniz, na Escola Duarte Costa, vindo, mais tarde, a fazer o Conservatório Nacional. Gravou o seu primeiro disco de guitarra clássica em Portugal (1980), somando agora 35 discos produzidos para as mais importantes editoras: Poligram, Movieplay, Valentim de Carvalho, entre outras.
Em 1997, foi editada, em Londres, pela London Guitar Studio, a coleção "Silvestre Fonseca Collections", material esse estudado um pouco por todo o mundo, tendo sido recentemente editado em Paris pela Editions Soldano.
Já apresentou o seu trabalho ao vivo em muitos Países e correu quase todos os continentes. Paralelamente, desenvolve uma forte atividade como compositor.
Dia 5 de dezembro
António Chainho
Mestre António Chainho: a expressão para guitarra, em Português.
Se a guitarra portuguesa é um símbolo de um país, Mestre António Chainho é um dos seus mais notáveis embaixadores. Os mais de 50 anos de carreira traduzem as múltiplas emoções deste instrumento único no mundo e o talento inigualável de um dos "50 músicos mais influentes da World Music", segundo a revista internacional Songlines.
Artista completo, guitarrista e compositor, é o exemplo vivo de como a paixão, entrega, perseverança e solidariedade - em forma de cumplicidade - moldam a vida de um homem e, ao mesmo tempo, a história da música popular. Partilhou o seu talento com artistas de mundos muito diversos. É na pureza do seu dedilhado e na cumplicidade que estabelece com o público que se revela a gama de emoções para a qual nasceram e tornam inseparáveis a guitarra portuguesa e o Mestre.