Logótipo Mafra Logótipo Ericeira

Reserva Mundial de Surf

A Ericeira tornou-se Reserva Mundial de Surf a 14 de outubro de 2011, após consagração pela organização internacional Save the Waves Coalition. Foi apenas a 2.ª Reserva distinguida a nível global, permanecendo a única da Europa até hoje.

Os critérios que conduziram ao seu reconhecimento oficial foram a qualidade e a consistência das ondas, a importante história e cultura de surf local, a riqueza e sensibilidade ambiental da área e, ainda, a forte mobilização da comunidade.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira integra-se no Concelho de Mafra, estendendo-se entre as praias da Empa e de São Lourenço, numa faixa costeira que concentra sete ondas de classe mundial num espaço de apenas 4 Km: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço.

Os escassos quilómetros abrangidos pela Reserva da Ericeira são um verdadeiro património da humanidade”. Movimento SOS – Salvem o Surf

 

Veja a localização no GeoMafra - Portal Geográfico.

Consulte o booklet.

Consulte a lista de escolas de surf a operar no Concelho de Mafra.

 

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA ERICEIRA RESERVA MUNDIAL DE SURF

Praça da República, 17 – 1.º Piso

2655-370 Ericeira

Telef.: 261 863 122

 

DESCRIÇÃO: O Centro de Interpretação da Ericeira Reserva Mundial de Surf é um projeto inovador e interativo que aposta fortemente na tecnologia, proporcionando uma experiência verdadeiramente imersiva. Está integrado no Posto de Turismo da Ericeira, localizado mesmo no “coração” da vila, mais concretamente na Praça da República (vulgarmente designada por “Jogo da Bola”). Dá a conhecer a Reserva Mundial de Surf, as suas sete magníficas ondas e a fauna e flora que a habita. Explora também o papel que o surf tem vindo a representar na evolução da Ericeira, estabelecendo uma ponte importante entre as características geográficas desta região e um conhecimento que só pode ser transmitido através da sua história e dos seus habitantes. Apresentando uma nova forma de comunicação, o Centro de Interpretação é também um contributo importante para a sustentabilidade ambiental desta região, que representa um dos objetivos principais das Reservas Mundiais de Surf.

 

A MESA INTERATIVA

A grande atração do Centro de Interpretação é a mesa interativa composta por uma maquete topográfica à escala 1:1000 dos quatro quilómetros que englobam a Reserva e uma representação do relevo batimétrico desta área, utiliza tecnologias avançadas de projeção e video mapping para apresentar todas as características da Reserva. É uma forma divertida e participativa de aprender, onde o visitante é estimulado a interagir, analisar e experimentar. Explora a Reserva através dos quatro eixos centrais: ondas, biosfera, comunidade e logística. A mesa interativa é complementada por sete tablets, um sobre cada uma das ondas icónicas da Reserva. Colocados estrategicamente, apresentam detalhadamente todas as características das ondas, acompanhadas por uma galeria de imagens e vídeos onde vários surfistas da Ericeira descrevem a sua experiência de surfar estas magníficas ondas.

 

FIQUE A SABER TUDO SOBRE:

AS ONDAS – Emblemáticas e de qualidade elevada, as 7 ondas icónicas das Reserva – Pedra Branca, Reef, Ribeira D’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço – são de classe mundial e compõem um conjunto com uma variedade única, oferecendo condições e oportunidades para surfistas de todos os níveis. Descubra as suas particularidades e características e saiba quais as melhores condições para as desfrutar.

A BIOSFERA – A Ericeira Reserva Mundial de Surf possui uma biosfera própria, com uma riqueza e diversidade únicas. Através da mesa interativa pode explorar os elementos estruturais destes 4km e a sua relação com o universo da prática do surf. Inclui apresentações da fauna e flora da região, tal como demonstrações dos fenómenos climatéricos que a afetam.

A COMUNIDADE – O surf tem tido um papel marcadamente importante na comunidade da Ericeira, fazendo com que esta vila seja incontornável na história do surf em Portugal. Explicamos a evolução do surf nesta região, os seus marcos históricos e o legado deixado pelos primeiros surfistas que conquistaram estas ondas. Descubra a riqueza cultural desta comunidade, os seus eventos mais importantes e a forma como tem evoluído em volta da prática do surf.

A LOGÍSTICA – Proporcionamos também toda a informação logística que precisa para explorar a Reserva Mundial de Surf e a vila da Ericeira. Procure um lugar acolhedor onde passar a noite ou um restaurante para provar os petiscos típicos desta região. Explore também as praias e toda a infraestrutura ligada ao mar, incluindo escolas de surf, bares de praia e balneários.

KINECT - O Centro de Interpretação apresenta, ainda, uma zona interativa de vídeos sobre a Reserva e sobre a sua comunidade de surf, permitindo visualizar, com mais calma e de forma individual, a história e as características da Ericeira Reserva Mundial de Surf.

IPADS - A Mesa Interativa é complementada por 7 iPads, um sobre cada uma das ondas icónicas da Reserva. Colocados estrategicamente, apresentam de forma detalhada todas as características das ondas, acompanhadas de uma galeria de imagens e vídeos onde vários surfistas da Ericeira testemunham a sua experiência de surfar estas magníficas ondas.

O SURF CAFÉ - O Centro de Interpretação inclui ainda o Surf Café, um complemento lúdico à utilização mais prática e informativa que o Centro proporciona. O seu conceito inspirou-se na prática do surf, reforçando as suas caraterísticas comunitárias e de socialização. Assim, o Surf Café tem um espaço interior com uma grande mesa comunitária na zona principal e uma ampla varanda, proporcionando um espaço com uma série de elementos inspirados na prática do surf e na sua componente de vida natural e sustentável.