Logótipo Mafra Logótipo Ericeira

Queijos frescos e secos

O Concelho de Mafra é o maior produtor de queijo fresco do país, sendo a localidade de Montemuro, na freguesia de Santo Estevão das Galés, a que mais se dedica a esta atividade.

Esta é uma atividade económica de peso para a região, importante fonte de rendimento para a casa agrícola, que deriva de uma longa tradição de produção artesanal e caseira de queijo fresco dirigida para a venda, numa época em que as vendedeiras se deslocavam quase diariamente aos mercados da região e até a Lisboa, para aí venderem o seu produto. Estes queijos e o requeijão (derivado feito com o soro do leite, que sobra no processo de fabrico do queijo) eram elaborados com leites singulares, vaca, ovelha e/ou cabra ou com mistura de leites, dependendo da tipologia e da quantidade de animais disponíveis na casa agrícola, bem como dos seus recursos.

Os queijos frescos são irresistíveis, frescos (tal como o próprio nome indica), saborosos e com uma textura premiada. Mas também o requeijão e o queijo curado têm lugar de destaque nos sabores com origem na nossa região, podendo encontrá-los não apenas no comércio tradicional como em todas as grandes superfícies. Leia os rótulos destes produtos. Se forem de Mafra, são de qualidade excecional.