Logótipo Mafra Logótipo Ericeira

Penedo do Lexim

Antiga chaminé vulcânica do complexo vulcânico de Lisboa, o Penedo do Lexim apresenta uma monumentalidade natural, quase como um castelo de penedos.

Esta elevação implantada junto à Ribeira de Cheleiros (atual União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros), foi escolhida como espaço habitacional durante milénios, constituindo um dos mais significativos sítios arqueológicos do concelho de Mafra.

O património geológico, arqueológico e natural presente no Penedo do Lexim fundamenta a sua classificação como Imóvel de Interesse Público desde 1975.

Neste local encontram-se registadas fases de ocupação de diversos períodos cronológicos desde o Neolítico (4000 antes de Cristo) até à época Romana.

Há cerca de 5000 anos no Penedo do Lexim instalou-se um grupo de pastores e agricultores que deixaram significativos vestígios da sua ocupação: artefactos do quotidiano (olaria, pedra lascada e polida, osso trabalhado, metal e restos de alimentação), áreas habitacionais (cabanas) e estruturas defensivas.

Este “castelo natural” rodeado de penedos foi fortificado com muralhas, constituindo-se como um exemplo das primeiras arquiteturas defensivas que surgem no 3.º milénio a. C. em toda a Península Ibérica.

Coordenadas GPS: N 38º 53' 45''  W 9º 18' 68''