Logótipo Mafra Logótipo Ericeira

Museu Municipal Prof. Raúl de Almeida, Mafra

Este museu está situado na Praça do Pelourinho, num dos edifícios nobres mais antigos de Mafra.

Mandado edificar em finais do século XVI por D. João Luís de Menezes, aí estiveram instalados os Paços do Concelho até ao século XIX, altura em que o espaço foi convertido em cadeia da comarca, função que manteve até 1972. A sua utilização como espaço museológico teve início em 1981, adotando como mentor a figura de Raúl de Almeida, professor primário de Mafra que desempenhou um papel preponderante na constituição do acervo do museu da Casa do Povo de Mafra.

Este Museu Municipal encontra-se vocacionado para a etnografia e a história local, possuindo um importante espólio de olaria tradicional mafrense, que compreende peças utilitárias e figurado de barro, bem como outros núcleos temáticos, caso das coleções de trajes tradicionais, objetos de devoção, numismática, entre outras referências do património cultural concelhio.

Coordenadas GPS: N 38.937575, W-9.33378

Museu Raúl de Almeida


Atualmente, o Museu Municipal Prof. Raúl de Almeida, enquanto local de caráter museológico, encontra-se temporariamente encerrado ao público, albergando o Atelier de Artes Plásticas e suas atividades.