Logótipo Mafra Logótipo Ericeira

Morango

É no extremo norte do Concelho de Mafra, nas encostas e vales do Sobral da Abelheira, que são cultivados os morangos mais deliciosos.

A povoação há muito que se dedica a esta atividade e é nos meses de Abril e Maio que a azáfama da colheita mobiliza muitos trabalhadores, especializados na mais delicada e decisiva operação de todo o ciclo de cultura. Os frutos do morangueiro são de uma delicadeza extrema e têm de chegar ao mercado nas melhores condições possíveis.

O morango do Sobral da Abelheira é, na sua quase totalidade, uma cultura de ar livre, sob coberto, e a maioria da produção desta região destina-se às grandes superfícies, mercados abastecedores e mercados municipais. Para assinalar o fim da campanha, realiza-se anualmente (no mês de junho) a Festa do Morango.

Em anos recentes, o morango tem sido, igualmente, produzido noutros pontos do concelho. Esta produção, bem como os seus derivados, como licores e compotas, está patente nas feiras concelhias, onde os produtos regionais marcam a sua presença.