Logótipo Mafra Logótipo Ericeira

Centro de Recuperação do Lobo Ibérico

É no Concelho de Mafra que os lobos podem ser observados em condições únicas, a partir de torres de observação situadas em pontos estratégicos, com uma vista panorâmica para os diferentes cercados do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI), na Quinta da Murta, Gradil.

Desde 1987 que este é o local de referência para acolher, em 17 hectares de um vale arborizado, todos os lobos que não possam viver em liberdade. Para além de lhes proporcionar os melhores cuidados, o CRLI proporciona a realização de estudos científicos, sobretudo na área do comportamento social, com o objetivo principal de informar o público sobre a verdadeira natureza do lobo.

Figura ameaçadora das histórias infantis, o lobo é na verdade um animal extraordinário e vulnerável que pode, neste santuário, ser simbolicamente adotado por particulares ou empresas.

No início do século XX, o canis lupus signatus ocupava praticamente toda a península ibérica. Hoje, cabe-nos a nós (os principais responsáveis pela sua quase extinção) lutar para que a espécie reencontre o seu espaço e se desenvolva no seu habitat natural.

O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico acolhe lobos de Portugal e de toda a Europa.

 

Horário das visitas:
Sábados, domingos e feriados
Verão (maio a setembro): 16h00 às 20h00
Inverno (outubro a abril): 14h30 às 18h00

 

Contactos:
Quinta da Murta, Picão
2665-150 Gradil, Mafra
Telef.: 261 785 037 . Fax.: 261 788 047 . Tlm.: 917 532 312
e-mail: crloboiberico@ciencias.ulisboa.pt
Site: http://lobo.fc.ul.pt/