Logótipo Mafra Logótipo Ericeira

Capela de São Sebastião, Ericeira

A Capela de São Sebastião remonta aos séculos XV/XVI e encontra-se na zona norte da vila da Ericeira, junto às praias do Algodio e São Sebastião.

A atual arquitetura do monumento permite observar diferentes elementos provenientes de épocas distintas. São os casos do altar - que terá sido colocado no seu interior em 1567 a pedido de um grupo de moradores da Ericeira - e dos azulejos do século XVII que forram o interior da ermida. O espaço sofreu obras de ampliação em 1678.

A confraria de S. Sebastião, constituída exclusivamente por rapazes solteiros, tinha sede na capela. Até 1968 ali estiveram as tumbas deste grupo, entretanto transferidas para a Misericórdia, juntamente com as existentes na Igreja Paroquial.

Desde há vários anos que no final de janeiro se realizam junto à capela as Festas em Honra de S. Sebastião e S. Vicente, em tempos a maior celebração da vila e arredores. Hoje em dia, os festejos são também conhecidos como Festa dos Bêbados. Depois da celebração da missa, as gentes da Ericeira (e demais visitantes) juntam-se no largo da Igreja para dançar ao som de música popular, comer bolos regionais e beber um copo de vinho tinto proveniente de pipas oferecidas para o evento.

Coordenadas GPS: N 38.9702904, W-9.4179767