Logótipo Mafra Logótipo Ericeira

Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, Ericeira

A Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Santo António encontra-se num pequeno pátio com vista privilegiada sobre o Atlântico, no centro da Ericeira. Há quem diga que a edificação delimita mesmo a zona norte da vila da zona sul.

A fundação da capela encontra-se envolta em mistério, com poucos registos impressos ao longo da história. Há dados que demonstram que será contemporânea à Igreja Paroquial (século XIV ou XV), mas não existem vestígios materiais dessa época. Em 1609 era a sede onde decorriam as reuniões da Confraria de Nossa Senhora da Boa Viagem dos Homens do Mar. Só em 1645 é que se tornou no local de culto que hoje se lhe reconhece.

A capela sofreu ao longo do tempo diversas ampliações e obras antes de se tornar no edifício que se encontra junto à praia dos Pescadores e que remonta ao século XVII. Nas portas há gravuras que assinalam o ano de 1644 como o primeiro em que foram efetuados melhoramentos; exatamente dois séculos mais tarde, em 1844, foi intervencionada a mando do último presidente do município; no início do século XX decorreram novas remodelações; e em 1993 foram restaurados a talha, a pintura e o douramento do retábulo.

Capela da Boa Viagem


No passado, a capela de modestas dimensões também servia de farol, assinalando a entrada dos barcos no porto e anunciando temporais. No presente é um local de celebração anual das festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos pescadores da Ericeira, no terceiro fim-de-semana de agosto.