Logótipo Mafra Logótipo Ericeira

Arquivo-Museu da Misericórdia da Ericeira

O Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, que também inclui a Igreja da Misericórdia, encontra-se instalado nas antigas dependências da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, anteriormente a albergaria e o hospital adjacentes ao templo.

Fundado a 1 de junho de 1937, constitui atualmente o principal polo museológico da Ericeira, guardião de um valioso acervo da memória da vila. Um dos seus ex-líbris são as nove telas do século XVII alusivas ao ciclo da Paixão de Cristo, que saíam pelas ruas da Ericeira na Procissão dos Fogaréus, na 5.ª feira antes da Páscoa.

O espólio contempla ainda uma escultura em marfim e madeira de Nossa Senhora em Majestade, também do século XVII, de origem indo-portuguesa; a coleção de gravuras, onde se incluem trabalhos espanhóis da segunda metade do séc. XVIII que representam as Obras de Misericórdia Corporais; e o foral que D. Manuel concedeu à vila jagoz em 1513.

No Arquivo-Museu encontra-se ainda um relevante conjunto de memórias etnográficas representativas da relação da comunidade local com o mar, que desde sempre contribuiu para a construção da sua identidade.

Localização:

Largo da Misericórdia, 2655-313 Ericeira

Contactos:

Telef.: 261 862 536
Fax: 261 866 891
e-mail: scm.ericeira@mail.telepac.pt

Horário: 

O Museu abre ao público às quartas-feiras a partir das 10:30h durante todo o ano.

Visitas de grupo noutro horário, deverão ser solicitadas à Santa Casa da Misericórdia da Ericeira para marcação prévia.

 

Arquivo-Museu da Misericórdia da Ericeira - Fotogaleria