Área de Reabilitação Urbana do Sobreiro/ Achada/ Caeiros

A delimitação da área de reabilitação urbana (ARU) do Sobreiro/ Achada/ Caeiros corresponde aos aglomerados urbanos do corredor central de ligação dos principais núcleos urbanos do município, apresentando uma área de 232,16 hectares.

A delimitação da ARU do Sobreiro/ Achada/ Caeiros foi publicada no Diário da República 2.ª série, através do Aviso n.º 6338/2018, de 14 de maio.

No seguimento da elaboração do Plano Estratégico da Reabilitação Urbana, a Câmara Muncipal de Mafra tem vindo a definir um conjunto de ARU, por forma a enquadrar a reconversão do tecido urbano e a sua dinamização em áreas economicamente mais atrativas, tirando partido de elementos polarizadores, da dinâmica de vivência e pela necessidade de incrementar a competitividade e a sua atratividade, no panorama do concelho e da região.

Os aglomerados urbanos do Sobreiro, Achada e Caeiros apresentam, em termos hierárquicos e na estrutura urbana do concelho de Mafra, um nível II, sendo esta a primeira ARU a se concretizar para este nível. A totalidade da ARU localiza-se em solo urbano, de acordo com o Plano Diretor Municipal, apresenta singularidades próprias, que carecem de uma ação integrada de regeneração, que potencia a sua resiliência.