Área de Reabilitação Urbana de Mafra

A nova delimitação da área de reabilitação urbana (ARU) de Mafra apresenta uma área de 140,6 hectares e corresponde, genericamente, ao núcleo urbano da Sede de Concelho.

A nova delimitação da ARU de Mafra, publicada no Diário da República, 2.ª série, através do Aviso n.º 11675/2015, de 13 de outubro, integra a ARU do Acesso Sul da Vila de Mafra e a ARU da Vila Velha de Mafra, publicadas no Diário da Republica, 2.ª série, sob o Aviso n.º 3742/2015 e o Aviso n.º 5554/2015, respetivamente.

O alargamento dos limites da ARU visa a reconversão do tecido urbano principal da vila, numa zona economicamente mais atrativa, tirando partido dos elementos citados, polarizadores da dinâmica de vivência da vila, pela necessidade de incrementar a competitividade e a sua atratividade, no panorama do concelho e da região.

 

Após a nova delimitação foi desenvolvida uma Operação de Reabilitação Urbana - Sistemática, para esta área, através de instrumento próprio de programação de ação territorial, o qual contem o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana, definido de acordo com o RJRU.

A ORU foi aprovada por deliberação da Assembleia Municipal de Mafra, de 28 de setembro de 2016, em conformidade com o RJRU, e publicada através do Diário da República, 2.ª série, através do Aviso n.º 12912/2016, de 21 de outubro.

No âmbito da ORU foi desenvolvida uma Plataforma Colaborativa com os Particulares dos Imóveis Privados que permite aceder à informação georreferenciada, onde se poderá consultar a caracterização de cada imóvel, fomentando a colaboração com os diversos atores locais, através do portal geográfico GeoMafra.

 

ARU MafraORU Mafra