Área de Reabilitação Urbana da Malveira/ Venda do Pinheiro

A área de reabilitação urbana (ARU) da Malveira / Venda do Pinheiro abrange atualmente uma área de 169 hectares, inclui os núcleos urbanos consolidados destas duas localidades e foi objeto de redelimitação face à necessidade de integração dos estabelecimentos escolares da Malveira.

A ARU da Malveira/ Venda do Pinheiro, foi previamente publicada no Diário da República, 2.ª série, através do Aviso n.º 11677/2015, de 13 de outubro, abrange os núcleos urbanos principais destas duas freguesias.

A redelimitação da ARU da Malveira/ Venda do Pinheiro foi publicada no Diário da República, 2.ª série, através do Aviso (extrato) n.º 14304/2018, de 8 de outubro, apresentando zonas de diferentes funcionalidades e usos e um espaço de ligação entre os dois núcleos urbanos.

A ARU da Malveira/ Venda do Pinheiro pode ser consultada no GeoMafra - Portal Geográfico.

Considerando o rápido crescimento nas últimas décadas, destas duas vilas, mantem-se a necessidade de retificação das características e capacidades urbanas daquelas localidades, e a consequente definição de ações que promovam o seu desenvolvimento no panorama concelhio e regional. Tanto a Malveira com a Venda do Pinheiro revelam uma compactação ao nível do tecido urbano, com necessidade de organização do sistema viário.

Existem, na ARU, elementos construídos de destaque pelo papel polarizador que desempenham na dinâmica diária destas vilas, e que apresentam características ótimas para incrementar a competitividade e a atratividade destas localidades, designadamente o Forte e os Moinhos de Santa Maria, o largo da Feira da Malveira, a Estação de caminho-de-ferro e a Quinta de Santo António, entre outros, bem como os novos equipamentos como o Parque Ecológico da Venda.

Os elementos de delimitação correspondem aos seguintes: