Área de Reabilitação Urbana da Ericeira II

A delimitação da área de reabilitação urbana (ARU) da Ericeira II incide sobre o perímetro urbano de nível I da Ericeira, apresentando uma área de 315 hectares.

A delimitação da ARU da Ericeira II foi publicada no Diário da República 2.ª série, através do Aviso n.º 1266/2019, de 21 de janeiro.

No seguimento da elaboração do Plano Estratégico da Reabilitação Urbana, a Câmara Muncipal de Mafra tem vindo a definir um conjunto de ARU, por forma a enquadrar a reconversão do tecido urbano e a sua dinamização em áreas economicamente mais atrativas, tirando partido de elementos polarizadores, da dinâmica de vivência e pela necessidade de incrementar a competitividade e a sua atratividade, no panorama do concelho e da região.

O núcleo urbano da Ericeira II localiza-se em solo urbano, de acordo com o Plano Diretor Municipal, abrangendo uma área significativa do território, sujeita a elevada pressão urbanística, que intensifica as já verificadas carências de infraestruturação e que justificam a necessidade de desenvolver um instrumento de programação estratégica de regeneração urbana, que permita, de forma coerente, a integração das novas propostas em espaços intersticiais e a reabilitação urbana de espaços construídos.