Seminário Internacional sobre Sismos

A Câmara Municipal de Mafra promoveu a organização de um seminário internacional, integrado na Semana da Segurança e Proteção Civil, denominado “SISMOS: Da Prevenção à Resposta. Uma responsabilidade partilhada”. Esta iniciativa pretendeu motivar a reflexão e aprofundar o conhecimento dos agentes, mas também sensibilizar as pessoas. 

“Da prevenção à resposta”. Foi este o mote dado aos cinco especialistas convidados que, em diferentes áreas, debateram as mais atuais matérias.

 

Com enfoque na prevenção, o Professor José Luís Zézere aprofundou as questões do ordenamento do território. Constituindo um risco natural, os sismos não dependem da ação do homem, mas este pode, e deve, contribuir para a sua mitigação, nomeadamente através da adoção de requisitos de construção civil.

 

Ainda no que toca à prevenção, a Adjunta de Operações Nacional, Dra. Patrícia Gaspar, partilhou com o auditório a sua vasta experiência em matéria de catástrofes, de modo a que, através da prévia organização da resposta, o patamar local esteja devidamente preparado para intervir.

 

O nível distrital foi abordado, por sua vez, pelo Comandante Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, Eng.º André Fernandes, numa intervenção que evidenciou, a importância estratégica da devida articulação entre os diferentes agentes.

 

Com a sua vasta experiência internacional, Julián Caballero, da Proteção Civil espanhola, mas que colabora com o MIC – Mecanismo Europeu de Proteção Civil, trouxe ao conhecimento a forma de atuação em situação de ajuda a países terceiros, no âmbito deste mecanismo. A sua intervenção colocou em evidência os desafios inerentes à cooperação além-fronteiras.

 

Por fim, o Coordenador Nacional das Equipas de Apoio Psicossocial, Rui Ângelo, fez referência ao apoio mútuo entre a Proteção Civil e da Ação Social na emergência e na catástrofe. 

Seminário Internacional sobre Sismos