Defenda a floresta dos incêndios!

Até 15 de março, os proprietários estão obrigados a limpar uma faixa de 50 metros à volta das habitações. No sentido de promover a defesa da floresta contra incêndios, a Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, divulga as medidas que devem ser tomadas por proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades, que detenham terrenos confinantes com edifícios em espaços rurais/florestais, assim como pelos proprietários dos edifícios, que deverão efetuar trabalhos de limpeza nos seus logradouros.

Dando cumprimento às disposições legais em vigor, os munícipes proprietários dos terrenos florestais ou rurais das ações devem, dentro das áreas previstas, proceder a trabalhos de limpeza, reduzindo a vegetação inflamável, manter as faixas de gestão limpas, sem acumulação de lenha, sobrantes agrícolas ou florestais e matérias inflamáveis.

 

Do mesmo modo, os proprietários dos edifícios, nos seus logradouros e terrenos, deverão limpar e de reduzir a vegetação, bem como as chaminés devem possuir rede de retenção de fagulhas, todos os equipamentos de apoio inflamáveis deverão ser afastados das habitações e infraestruturas principais, devendo, igualmente, possuir seguro que cubra prejuízos com incêndios florestais.

 

Consulte toda a informação no folheto, ou contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil: telef.: 800 261 261; e-mail: pcivil@cm-mafra.pt.