Novos eleitos da Câmara e Assembleia Municipal tomaram posse

As cerimónias de instalação dos órgãos eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal, para o mandato 2017-2021, realizaram-se no Real Edifício de Mafra. O órgão executivo é presidido por Hélder Sousa Silva, tendo como Vereadores Joaquim Sardinha, Aldevina Rodrigues, Hugo Moreira Luís, Célia Batalha Fernandes, António Felgueiras e Lúcia Bonifácio, pelo PPD/PSD, assim como Rogério Costa e Sérgio Santos, pelo PS. O órgão deliberativo é presidido por José Bizarro, tendo sido eleitos, como secretários, José Parente e Maria João Moreira.

Nesta cerimónia, que contou com a participação dos autarcas, assim como de representantes de entidades civis, judiciais, militares e religiosas e do movimento associativo local, de caráter social, humanitário, cultural, desportivo e recreativo, o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, declarou que, face aos resultados eleitorais do passado dia 1 de outubro, entende o mandato recebido como uma dupla expressão de confiança renovada e ampliada: «confiança renovada, reconhecendo o exigente trabalho de recuperação financeira realizado, a permanente intervenção de proximidade e a dinâmica de projeção do território»; «e confiança ampliada, acreditando no valor de um projeto pensado, coerente e sustentado para continuar “Sempre a Inovar, pelo nosso Concelho, pelas Pessoas”».

Sublinhando que o programa de inovação para o Concelho é alargado, abarcando todos os domínios da atuação municipal, sem exceção, o edil anunciou que, para o próximo quadriénio, se assumem três áreas como prioritárias: o ambiente; a mobilidade; o emprego e formação profissional (leia aqui a intervenção na íntegra).

Por sua vez, o Presidente da Assembleia Municipal, José Bizarro, declarou que entende o exercício de presidência como «um trabalho constante de dignificação daquele que é, por excelência, o fórum democrático do Concelho de Mafra», pelo que pugnará «pela criação de condições que garantam o bom funcionamento deste órgão nos seus deveres de apreciação e fiscalização, assumindo uma postura de permanente cooperação institucional com o Executivo Municipal».

Na sua intervenção, José Bizarro sublinhou estar «disponível para continuar a aprofundar a política de proximidade que, desde o último mandato, tem vindo a ser cultivada entre o órgão deliberativo e os munícipes, nomeadamente com a realização de sessões descentralizadas».

Cerimónia de Instalação da Câmara e Assembleia Municipal de Mafra