Nota biográfica de Hélder Sousa Silva

Hélder António Guerra de Sousa Silva é, atualmente, Presidente da Câmara Municipal de Mafra e Vice-Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa.

Nascido em Mafra, a 21 de julho de 1965, é doutorando em Estudos Estratégicos, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa, pós-graduado em Segurança e Defesa e licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo IST. É também licenciado em Ciências Militares, ramo de transmissões, pela Academia Militar.

Exerceu as funções de Deputado pelo Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata na Assembleia da República, durante a XII Legislatura, e de Vereador da Câmara Municipal de Mafra.

Tem uma vasta experiência profissional enquanto Diretor de Serviços Técnicos do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil, Oficial do Exército, docente universitário, bem como representante nas mais diversas entidades públicas e privadas.

As suas áreas de interesse são a política, a segurança e a proteção civil, o turismo, mas também a informática e as telecomunicações.