"Navegante": o novo passe, mais simples e mais económico

A partir de 1 de abril entra em funcionamento um simplificado sistema tarifário que traduz uma redução significativa do custo para os utentes dos transportes públicos de passageiros na Área Metropolitana de Lisboa (AML). O passe único passa a ter duas configurações: o Navegante Metropolitano custará 40 euros, permitindo deslocações em todos os 18 municípios da AML; o Navegante Municipal custará 30 euros, permitindo viagens dentro do Concelho. A contribuição do Município de Mafra para este novo sistema é de 1,5 milhões de euros por ano.

Numa cerimónia pública que decorreu hoje na Gare do Oriente, o Município de Mafra e os restantes Municípios da AML assinaram os contratos com o Governo para a entrada em vigor deste novo sistema.

Navegante Metropolitano

Este passe vai permitir utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da AML. Terá um preço de 40 euros e uma validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido. Quem optar pelo Navegante Metropolitano poderá ir, por exemplo, de Mafra até Setúbal, utilizando qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros com um único passe.

O Navegante Metropolitano terá, com as mesmas características, a variante Navegante 12, sendo gratuito para todas as crianças até aos 12 anos de idade (inclusive).

O Navegante Metropolitano terá, também, a variante +65, destinando-se a maiores de 65 anos, reformados e pensionistas (no caso dos reformados e pensionistas serão considerados os rendimentos mensais do agregado familiar que terá de ser igual ou inferior ao salário mínimo nacional), com um preço de 20 euros.

Já o Navegante Metropolitano Família assumirá as mesmas características do Navegante Metropolitano, permitindo que cada agregado familiar pague, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Metropolitano, ou seja, 80 euros, independentemente do número de elementos do agregado familiar. Este título é exclusivo de agregados com domicílio devidamente comprovado na AML (disponível a partir de julho de 2019).

Navegante Municipal

Este passe é válido para qualquer deslocação, em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, dentro do Município de Mafra. Terá um preço de 30 euros e uma validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

O passe Navegante Municipal Família terá as mesmas características do Navegante Municipal, possibilitando que cada agregado familiar pague, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Municipal, ou seja, 60 euros, independentemente do número de elementos do agregado familiar. Este título é exclusivo de agregados com domicílio devidamente comprovado na AML (disponível a partir de julho de 2019).

Passe "Navegante"