Licenciamento de festas tradicionais e outros divertimentos - Festa Popular/Arraial

1. Festa Popular/Arraial;
  2. Prova/Passeio Desportivo;
  3. Concerto em espaço público;
  4. Circo;
  5. Festa/Evento em espaço privado;
  6. Espetáculo tauromáquico.

1. Festa Popular/Arraial

Deve requerer:

1. Licença de utilização de espaços públicos – Modelo AT-115;

Pode precisar (Ver Faq´s infra):

1. Licença de Recinto Improvisado/Itinerante/Diversão Própria - Modelo AT-116;
  2. Licença Especial de Ruído - Modelo AT-117;
  3.  Licença de representação - Modelo nº66 da Inspeção-Geral das Atividades Culturais – I.G.A.C.;
  4.  Licença de Espetáculo Ocasional através do Modelo n.º 68 (I.G.A.C.);
  5.  Licença de Registo de Promotor de Espetáculos através do Modelo n.º 65 (I.G.A.C.);
  6.  Autorização do autor(es) ou representante(s) das obras artísticas: Sociedade Portuguesa de Autores (S.P.A.);
  7. Autorização para a utilização pública de música gravada, quer através de rádio, televisão ou internet, Cds ou outros suportes  – Licença da PassMúsica;
  8. Licença de Publicidade - Modelo - AT-102;
  9. Licença de Lançamento de Fogos-de-artifício – Modelo AT-120;
  10. Licença de prestação de serviços (Restauração e bebidas de carácter não sedentário) – Mera comunicação prévia ao Município no «Balcão do empreendedor»;
  11. Licença de Venda Ambulante de carácter esporádico – Mera comunicação prévia à DGAE;
  12. Vários tipos de Ocupação de Via Pública – Modelo AT-105;
  13. Cedência de grades Modelo AT-19;
  14. Pedido de isenção de taxas - Modelo AT - 125.

Procedimento:

1. Submissão do pedido;
  2. Verificação dos documentos instrutórios pelo serviço camarário competente;
  3. Análise do pedido, pelo serviço camarário competente;
  4.  Cálculo das taxas, comunicação do deferimento e notificação para o pagamento ao requerente, pelo serviço camarário competente.
  5.  Pagamento efetuado pelo requerente;
  6. Levantamento da licença pelo requerente

Custos:
Tabela de Taxas do Município de Mafra

Prazos:

Prazo mínimo de antecedência do pedido

15 dias úteis

Legislação aplicável:

D.L. nº 309/2002, de 16 de dezembro, na sua atual redação

D.L. n.º 310/2002, de 18 de dezembro, na sua atual redação

D.L. n.º 268/2009, de 29 de setembro, na sua atual redação

D.L. n.º 124/2006, de 28 de junho

D.L. n.º 48/2011, de 1 de abril

D.L. n.º 10/2015, de 10 de janeiro

D.L. nº 9/2007, de 17 de janeiro
D.L. nº 278/2007, de 1 de agosto

Regulamento sobre o Licenciamento das Atividades Diversas

Regulamento de Ocupação do Espaço Público e de Publicidade do Município de Mafra

O que distingue um recinto improvisado /itinerante/diversão provisória de uma Mera Ocupação de Espaço Público?

Um recinto improvisado apresenta caracteristicas construtivas ou adaptações precárias, sendo montados temporariamente para um espetáculo ou divertimento público específico, quer em lugares públicos quer privados, com ou sem delimitação de espaço, cobertos ou descobertos, nomeadamente tendas, estrados e palcos.

Um recinto itinerante são recintos que possuem área delimitada, coberta ou não, onde sejam instalados equipamentos de diversão com características amoviveis, e que, pelos seus aspetos de construção, podem fazer-se deslocar e instalar, nomeadamente, circos ambulantes, praças de touros ambulantes, carrosséis e pistas de carros de diversão.

Um recinto de diversão provisória são espaços vocacionados e licenciados para outros fins que acidentalmente sejam utilizados para a realização de espetáculos e de divertimentos públicos, independentemente da necessidade de adaptação, nomeadamente, estádios e pavilhões desportivos, garagens, armazéns e estabelecimentos de restauração e bebidas.

Uma mera ocupação de espaço público trata-se de uma utilização privativa de domínio público municipal para determinados fins, nomeadamente, instalação de um toldo, de um expositor ou outro suporte informativo, esplanada aberta, colocação de uma floreira, arcas e máquinas de gelados, que deverão estar em conformidade com as normas regulamentadas pelos municípios, em concreto para este município de acordo com o regulamento de ocupação de espaço público e publicidade do município de Mafra.

Quais as entidades que estão isentas de taxas?

Estão isentas de taxas as pessoas coletivas, públicas ou privadas a quem a lei confira tal isenção.

Podem ainda ser isentos os promotores dos eventos de natureza cultural, desportiva, social ou recreativa, desde que as entidades sejam de cariz associativo, públicas, civis ou religiosas, cuja atividade principal seja exercida no Concelho, e desde que as receitas daí decorrentes sejam destinadas a financiar atividades ou investimentos dessas mesmas entidades ou de igual mérito, no âmbito dos respetivos objetos sociais. Despacho n.º 79/2013-PCM, de 2/12/2013.

Com quanto tempo de antecedência preciso de tratar das licenças para realizar uma festa popular/arraial?

Deve requerer as licenças devidas com o prazo mínimo de antecedencia de 15 dias úteis.

Em que casos é necessário requerer a Licença Especial de Ruído?

A Licença Especial de Ruído permite em casos excecionais e devidamente justificados, o exercício de atividades ruidosas temporárias, tais como: festividades, divertimentos públicos, feiras, mercados, trabalhos de construção civil e utilização de máquinas e equipamentos, na proximidade de:

• Edifícios de habitação, aos sábados, domingos e feriados  nos dias úteis das 20h00 às 8h00;

• Escolas, durante o respetivo horário de funcionamento;

• Hospitais ou estabelecimentos similares.

Sem a Licença Especial de Ruído, o exercício das atividades ruidosas acima identificadas é proibida.