Rede "Ponto JA" chegou a Mafra

O Espaço GO, localizado no Parque Desportivo Municipal de Mafra, ganhou novas valências com a abertura do Balcão PONTO JA, inserido na rede de Lojas PONTO JA. A abertura deste balcão resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Mafra e o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

A rede de lojas PONTO JA promove um conceito dinâmico, através do qual se pretende reforçar a participação cívica e democrática dos jovens, fomentando, de forma global e transversal, a sua integração na comunidade e, consequentemente, na sociedade de informação e do conhecimento.

O Balcão PONTO JA pretende proporcionar aos jovens o acesso à informação quanto à atividade desenvolvida pelo IPDJ, I.P, bem como a obtenção de esclarecimentos sobre serviços prestados/ divulgados e respeitantes a medidas de políticas públicas na área da juventude. Os seus principais objetivos são: promover e divulgar a informação nacional e internacional aos jovens; fomentar a transversalidade da informação na área da Juventude e Desporto; promover e desenvolver os valores de cidadania; promover oportunidades para os jovens e cidadãos em geral.

Neste local, pode ser consultada informação sobre: Pousadas da Juventude; Cartão Jovem; aconselhamento sobre sexualidade juvenil; reservar espaços do IPDJ; candidatura e inscrições em voluntariado; requerer o estatuto de objetor de consciência ao Serviço Militar; candidatura a programas do IPDJ como o Concurso Jovens Criadores, o Programa FINICIA Jovem, o Programa Parlamento dos Jovens – Secundário e a programas na área do associativismo.

A abertura deste espaço insere-se na política municipal de Juventude (transcrita no Plano Estratégico para a Juventude do Concelho de Mafra) que promove a formação integral, estimula o sentido de serviço à comunidade e fomenta a participação cívica.

Rede “PONTO JA” chegou a Mafra