Mafra participa em Intercâmbio sobre Sustentabilidade

No seguimento da candidatura para a participação de jovens do Concelho de Mafra no Intercâmbio Internacional “Wall E”, promovido pela Youth Coop, em parceria com o Município de Mafra, um grupo de cinco jovens participou no Intercâmbio Juvenil "Wall-E: Waste Awareness and Lifelong Learning" que decorreu na cidade de Erfurt – Alemanha. O evento contou com 30 participantes oriundos da Croácia, Portugal, Alemanha, Lituânia e Itália, e pretendeu refletir sobre Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental.

O projeto, financiado pelo Programa Erasmus+, pretende incentivar os participantes a disseminar localmente nas comunidades e junto de outros jovens, as aprendizagens e conhecimentos adquiridos, por meio da realização de atividades de sensibilização e de divulgação, promovendo, neste caso em concreto, as diversas abordagens referentes à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

 

O intercâmbio visa a promoção do conhecimento da Europa e da União Europeia, a promoção do diálogo intercultural e o desenvolvimento de competências interpessoais e de comunicação. 

 

O programa incluiu atividades diversas relacionadas com a sustentabilidade do planeta, a economia circular, a gestão do desperdício alimentar e a separação, reutilização e reciclagem de resíduos.

 

Para além das sessões de trabalho conduzidas por especialistas das diferentes áreas temáticas, foram realizadas visitas a uma unidade de incineração e a um projeto local de partilha de alimentos, bem como visitas de natureza cultural. Durante o encontro, os jovens produziram um pequeno vídeo de sensibilização sobre as temáticas em debate.

Mafra participa em Intercâmbio sobre Sustentabilidade