Já começou o Festival do Pão 2017

Do Pão de Mafra às tradições saloias, no cenário do Jardim do Cerco. A 7.ª edição do festival – cujo tema é o tricentenário do lançamento da 1.ª pedra do Real Edifício de Mafra, em evidência na exposição “Construindo um Convento” e na “Sala de Refeição Real” – tem como novidade, para além do maior número de expositores, as demonstrações ao vivo e as degustações no “Fórum do Pão”, destacando-se a participação de Leimen, cidade alemã geminada com Mafra.

“O Pão de Mafra é passado, é presente e é futuro: base da alimentação das populações rurais, cujos vestígios ainda proliferam na paisagem, é hoje uma atividade empresarial em franca expansão, constituindo uma oportunidade para projetar a identidade do Concelho, criando mais emprego e gerando riqueza”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva.

Na abertura do evento, interveio também o Burgomestre de Leimen, Hans D. Reinwald: “Estou especialmente satisfeito que o nosso padeiro Toni Sailer esteja hoje aqui, como um embaixador da nossa cultura do pão, para proporcionar-vos a possibilidade de degustar este património, acabado de fazer”. Contribuindo para a internacionalização do festival, esta delegação dá assim a conhecer o pão alemão que, desde 2014, faz parte do Património Cultural Nacional daquele país.

Numa organização da Câmara Municipal de Mafra, a iniciativa realiza-se de 7 a 9 e de 13 e 16 de julho, constituindo uma oportunidade para saborear o pão de Mafra e as especialidades gastronómicas regionais nas tradicionais “tasquinhas” e nas bancas das pastelarias locais, assistir a concertos de artistas de renome e atuações de folclore, visitar a exposição e venda de artesanato e produtos locais, assim como a feira saloia e a exposição de veículos e alfaias agrícolas. Do programa salienta-se, igualmente, a Gala Equestre, com a Reprise da Escola de Mafra, e o concurso de exibição de atrelagens promovido pela Associação Portuguesa de Atrelagem.

Consulte os programas:

Festival do Pão