II Concurso de Curtas-Metragens sobre as Linhas de Torres

Está a decorrer o 2.º concurso de curtas-metragens “Invade!”, uma iniciativa da RHLT – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres, no âmbito da comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres, que se assinala a 20 de outubro. Os interessados poderão submeter os seus filmes até 30 de setembro, estando duas categorias a concurso: público em geral e estudantes do secundário.

As curtas-metragens deverão estar subordinadas ao tema “Invasões”, podendo envolver temáticas como a História das Guerras Peninsulares e das Linhas de Torres, o património das Linhas, o enquadramento cultural ou a vivência da comunidade local, sendo aceites obras de ficção, documentais ou experimentais, tendo uma duração mínima de 3 minutos e máxima de 5 minutos.

 

O concurso tem com objetivo estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual, descobrir novos valores e estimular a produção de vídeos.

 

Entre novembro de 1809 e setembro de 1810, no contexto das Invasões Francesas, foi erguido, em segredo, um sistema defensivo da cidade de Lisboa que, hoje, constitui um valioso património histórico-militar - as Linhas de Torres - cuja importância é reconhecida internacionalmente, abrangendo os Concelhos de Mafra, Arruda dos Vinhos, Loures, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

 

Mais informações, materiais de apoio e inscrições em:

https://www.facebook.com/IIconcursocurtasmetragensinvade/

ou: https://www.rhlt.pt/