Festival Internacional promove os sabores do ouriço-do-mar na Ericeira

Saborear o ouriço-do-mar preparado pela restauração local, descobrir as suas diversas utilizações culinárias pela mão de grandes chefs mundiais e conhecer o contexto ambiental e cultural desta espécie. É esta a proposta da Câmara Municipal de Mafra que promove o “3.º Festival Internacional do Ouriço-do-mar”, entre os dias 31 de março a 9 de abril, na Ericeira, outrora Ouriceira.

Depois do sucesso registado anteriores edições, levando milhares de forasteiros a uma das zonas costeiras de Portugal com condições mais favoráveis ao desenvolvimento do ouriço-do-mar, foi renovado o desafio à restauração local para introduzir esta iguaria nas suas ementas, quer reinventando receitas, quer ainda promovendo a forma mais simples de ser consumido: ao natural.

Assim, durante uma semana, o festival integra uma mostra gastronómica em 24 restaurantes aderentes, mas também jornadas técnicas, degustações e showcooking, nomeadamente no Mercado Municipal da Ericeira.

Uma vez que a inovação ao serviço do paladar é a grande premissa deste evento, regista-se também a presença de vários chefs nacionais e internacionais de renome, que irão brindar os visitantes com as suas experiências mais arrojadas e saborosas, envolvendo o ouriço-do-mar. António Alexandre, Chef do projeto Endògenos que promove e valoriza o ouriço-do-mar da Ericeira desde 2013, e os internacionais, Chef Justin Jennings (Austrália) e Chef Roberto Sihuay (Peru), são algumas das estrelas da gastronomia já confirmadas.

Para além da vertente gastronómica, a valorização do ouriço-do-mar enquanto espécie endógena desta região, a sua contribuição para potenciar o turismo e os projetos de investigação científica em torno da espécie dão o mote para as jornadas técnicas, com diversas atividades a decorrer, a partir de 1 de abril, na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, localizada no centro da vila da Ericeira.

Assim, no conjunto dos temas a abordar, destaca-se o repovoamento desta espécie marinha, a necessidade de ser criado mais conhecimento científico e de assegurar a sua difusão junto mariscadores e pescadores, bem como a apresentação dos projetos candidatos ao Mar 2020 Ouriceira Mar e Aqua.

O 3.º Festival Internacional do Ouriço-do-mar é uma iniciativa promovida pelo Município de Mafra, no âmbito da sua estratégia de preservação e valorização dos produtos endógenos do território, assim como da sua promoção turística e desenvolvimento económico associado.

Experimente esta iguaria nos seguintes restaurantes:

7 Praias na Baleia; A Brasa na Gruta; A Canastra; A Tasquinha; Esplanada das Furnas; Estrela do Mar; Funky; Golfinho Azul; Mar à Vista; Marisqueira Brisa; Marisqueira César; Marisqueira Furnas; O Vigarista; Prim; Retiro da Bela Sombra; Ribeira d’Ilhas Surf Restaurant & Bar; Restaurante Dom Carlos; Restaurante Sul; Sushi Drinks Club; Ti Matilde; Tik Tak; Toca do Caboz; Uni Sushi; e Viveiros do Atlântico.