Festival do Pão 2017

De 7 a 16 de julho, o Pão de Mafra é rei. Está de volta mais uma edição do Festival do Pão, iniciativa da Câmara Municipal que visa promover este alimento de excelência e, simultaneamente, os produtos e as tradições saloias. Para dar visibilidade adicional às singularidades locais, este festival conta com um cartaz musical de referência e com participações internacionais. Com vista para o Real Edifício de Mafra, que comemora 300 anos do lançamento da sua primeira pedra, o Jardim do Cerco é, cada vez mais, um convidativo ponto de encontro.

O Festival do Pão, que se realiza entre 7 a 9 e 13 a 16 de julho, com entrada gratuita, constitui uma oportunidade para saborear o Pão de Mafra, mas também as mais variadas especialidades gastronómicas regionais, disponíveis nas tradicionais “tasquinhas” e nas bancas das pastelarias locais. Evidenciando a ligação ao universo rural, aliando tradição e modernidade, o evento integra a exposição e venda de artesanato e de produtos locais, a feira saloia, assim como uma exposição de veículos e alfaias agrícolas.

Diversas atividades de animação cultural complementam a iniciativa, nomeadamente as atuações de folclore e um cartaz musical de elevada qualidade, incluindo a Orquestra Ligeira do Exército (7 de julho), Raquel Tavares (8 de julho), Ala dos Namorados (9 de julho), The Covers (13 de julho), Jorge Vadio (14 de julho), Alberto Índio (14 de julho) e Tiago Bettencourt (16 de julho).

Na sétima edição do festival, volta a decorrer o fórum do pão que, reunindo reputados oradores, promove a reflexão em torno deste alimento essencial que é o pão, e conta este ano com a presença de uma delegação de Leimen, Alemanha, contribuindo para a internacionalização do evento.

Do programa, destaca-se ainda a Gala Equestre, com a Reprise da Escola de Mafra, e o concurso de exibição de atrelagens pela Associação Portuguesa de Atrelagem.

Consulte o programa completo.