Encontro de empresários do Concelho de Mafra 2018

Reforçando a sua relação de proximidade com o tecido económico local, a Câmara Municipal promoveu o terceiro business meeting, que reuniu representantes das empresas sedeadas no Concelho de Mafra com maior volume de negócios, debatendo temas como as perspetivas da economia portuguesa, a cibersegurança, o empreendedorismo e os incentivos ao investimento.

Este encontro, realizado em Mafra, contou com as intervenções de prestigiados oradores. O notável professor e economista Daniel Bessa referiu que a economia portuguesa apresenta sinais de melhoria, mas sublinhou três indicadores que constituem motivo de preocupação: o reduzido crescimento da economia nacional face aos restantes países da União Europeia; o valor do défice orçamental, ainda não compensado por saldos positivos; e a concentração do crescimento económico em setores que apresentam produtividade reduzida e baixos salários médios.

O Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança e do Centro Nacional de Cibersegurança trouxe à discussão o tema da resiliência digital das organizações. Perante as crescentes ameaças de ciberataques, convidou os empresários a fazer um exercício de diagnóstico, respondendo a seis questões: existe enquadramento para a cibersegurança na organização? Existem procedimentos para fazer face a um incidente de comprometimento grave da informação? Qual é o modelo de governo existente para estes assuntos? Qual é o nível de formação e treino dos colaboradores? As ameaças externas e internas são levadas em linha de conta quando se planeia investimentos em cibersegurança? Quais são os maiores riscos de cibersegurança da sua organização?

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra (CMM), Hélder Sousa Silva, declarou que a autarquia se posiciona como um agente facilitador e motivador da dinâmica económica: facilitador, na simplificação dos procedimentos de licenciamento, na rapidez de resposta às solicitações e no desenvolvimento de uma estratégia de diplomacia económica; motivador, na criação das incubadoras de negócios Mafra & Ericeira Business Factory, na dinâmica desenvolvida pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (GAE) e pelo Gabinete de Inserção Profissional (GIP), na isenção da derrama para as pequenas e médias empresas e para setores económicos estratégicos e na implementação do Programa de Concessão de Incentivos ao Investimento.

Nesta oportunidade, António Pinto de Carvalho (experiente empresário que, voluntariamente, é responsável pelo funcionamento do GAE) fez o balanço dos cinco anos de atividade deste Gabinete, tendo sido realizadas 365 consultas a 446 participantes. Diogo Casaleiro, dirigente da Unidade de Planeamento Estratégico e Desenvolvimento da CMM, fez a apresentação do programa municipal de incentivo ao investimento, o qual contempla benefícios fiscais, reduções de taxas e apoios procedimentais.

O business meeting incluiu, também, uma sessão de debate, envolvendo os empresários participantes.

Encontro de empresários do Concelho de Mafra 2018