"Embaixadores" locais para o turismo outdoor

A Câmara Municipal desenvolveu duas ações distintas para promoção do envolvimento da comunidade local na implementação da estratégia de desenvolvimento do turismo outdoor, suportada na valorização dos recursos territoriais para a prática de atividades físicas na natureza: o lançamento de “O meu livro de aventuras – 50 coisas para fazer antes dos 12 anos”; e a apresentação do Cluster do Turismo Outdoor do Concelho de Mafra, no âmbito do XIX Curso de Verão da Ericeira, promovido pelo Instituto de Cultura Europeia e Atlântica (ICEA).

Deslizar numa onda com uma prancha, fazer construções na areia, passear de canoa, experimentar acampar, visitar uma quinta, fazer um passeio de bicicleta, descobrir um fóssil, lançar um papagaio ou observar as aves são algumas das aventuras propostas neste livro para dar a conhecer, aos mais novos, a fauna e a flora, a história e o património, de modo a que possam ser embaixadores do Concelho de Mafra.

Apresentado no arraial do Agrupamento de Escolas da Ericeira, que decorreu no Parque de Santa Marta, “O meu livro de aventuras – 50 coisas para fazer antes dos 12 anos” vai ser gratuitamente distribuído, até ao início do próximo ano letivo, aos alunos do 1.º ao 4.º anos de todas as Escolas Básicas do Concelho de Mafra.

Aos participantes no XIX Curso de Verão da Ericeira, este ano dedicado ao tema  "Projeto mundial da casa comum da Humanidade", o Presidente da Câmara Municipal começou por apresentar o caso de estudo da Reserva Mundial de Surf da Ericeira e identificou a oportunidade de expandir a dinâmica socioeconómica associada ao surfing aos restantes desportos outdoor.

"Embaixadores" locais para o turismo outdoor