Jovens Repórteres para o Ambiente no Concelho de Mafra

Nos dias 10 e 11 de novembro, realiza-se um seminário nacional, no Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão de Mafra), que reúne professores e jovens de todo o país, já envolvidos, ou que iniciam a sua participação, nos Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA). Organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, o JRA é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, implementado em Portugal pela ABAE, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.

Consta do programa destes dois dias de formação, a apresentação e entrega de prémios das reportagens premiadas em 2017, a investigação em trabalho de campo de diversos temas ambientais do Concelho de Mafra, o trabalho em grupo para professores e alunos e ainda apresentações e comunicações de jornalistas, entre outras atividades. Cada escola participante inscreveu uma delegação de quatro alunos e dois professores.

O que fazem os “Jovens Repórteres para o Ambiente”?

Estes jovens investigam (através de entrevistas, inquéritos, entre outros) e interpretam questões ambientais/ de sustentabilidade relevantes a nível local, como se fossem jornalistas, reforçando os seus conhecimentos no domínio do ambiente, das línguas estrangeiras e das novas tecnologias e técnicas de comunicação. Inicia-se com um projeto local, em que os jovens investigam, reportam e comunicam recorrendo aos jornais, internet e outros meios de comunicação. As escolas e jovens da rede JRA têm ainda a oportunidade de participar em diversos desafios, concursos e atividades (como missões com a duração de vários dias), bem como oportunidade para intercâmbio com jovens de outras regiões de Portugal e dos 35 países da rede Young Reporters for the Environment. Portugal, foi pioneiro neste projeto, há mais de 20 anos, continuando a ser um dos países mais ativos na rede YRE.

Mais informações sobre o programa completo deste seminário em:

Jovens Repórteres para o Ambiente no Concelho de Mafra