Hidrobox

A história sensorial da água
Uma experiência líquida e sensorial

A SIMTEJO, empresa responsável pelo tratamento das águas residuais no Concelho, tem também um importante papel de sensibilização ambiental e, por isso, lançou o Programa Educativo "Ama a Água". O referido programa conta com o apoio científico do GEOTA – Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente e tem o intuito de sensibilizar toda a população para a importância do uso da água e para a preservação dos recursos hídricos. Para além do programa escolar "A aventura da Água – em busca da tampa perdida? e o regresso a casa", dirigido ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e a decorrer neste momento, é lançada agora em 2011 uma outra iniciativa: a SIMTEJO HIDROBOX.

A SIMTEJO HIDROBOX é um espaço de grandes dimensões que proporciona experiências únicas, sensoriais, relacionadas com a água. Trata-se de uma iniciativa onde se pode assistir a "A história sensorial da água", um filme conceptual para ser visionado de olhos fechados. Todo este filme, criado com sinapses auditivas, é percepcionado e sentido unicamente através da audição, proporcionando sensações e imagens conceptuais que permitem criar uma narrativa na nossa imaginação. Cada participante constrói a sua história em volta da água, mediante a sua sensibilidade, imaginação e capacidade de concentração. Passou pelo Concelho nos dias 22 a 29 de Março, na Praça do Pelourinho, em Mafra.

Em que consistiu?
No interior da SIMTEJO HIDROBOX, cada visitante, confortavelmente instalado, colocou uma venda nos olhos e um equipamento áudio nos ouvidos. Cada experiência teve a duração aproximada de 15 minutos. Após o filme sonoro, a experiência foi explorada pelo participante e teve ainda oportunidade de ver um vídeo de 10 minutos sobre o tratamento da água.