Cerimónias de inauguração | 13 de dezembro

9h45: Ampliação da Escola Básica de Mafra

11h15: Requalificação e ampliação da Escola Básica Prof. Armando de Lucena – Malveira

Presença da Secretária de Estado Adjunta e da Educação

Contribuindo para a modernização e aumento da capacidade do parque escolar do Concelho, a Câmara Municipal procedeu à ampliação da Escola Básica de Mafra e à requalificação e ampliação das instalações da Escola Básica Prof. Armando de Lucena – Malveira. Uma vez que estas intervenções constituem competência da Administração Central, as mesmas decorreram da celebração de protocolos entre o Ministério da Educação e o Município de Mafra.

Ampliação da Escola Básica de Mafra

No caso da Escola Básica de Mafra, foram adicionadas seis salas de aula, substituída a cobertura do pavilhão desportivo e efetuados arranjos exteriores. A escola passará a contemplar 31 salas de aula normais, 2 com capacidade para 19 alunos, 2 salas de música, 1 de Tecnologias de Informação e Comunicação, 4 laboratórios de Ciências, 3 laboratórios de Físico-Química, 3 salas de Educação Tecnológica, 2 de Educação Visual e 2 unidades de Multideficiência, totalizando, desta forma, 50 espaços que acolhem 1.272 alunos, distribuídos por 48 turmas. Os alunos desta escola são provenientes da Freguesia de Mafra e da União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros.

Requalificação e ampliação da Escola Básica Prof. Armando de Lucena – Malveira

A intervenção consistiu na reabilitação total dos espaços existentes, com a mudança de cobertura em todos os pavilhões, substituição de caixilharias e envidraçados, correção da funcionalidade das salas e ampliação dos pavilhões. Com o objetivo de criar mais salas de aulas, foi efetuada a passagem da parte administrativa, secretaria e direção escolar, assim como a biblioteca e sala de informática, para as instalações da Casa de Cultura da Malveira, confinante com o complexo escolar. O edifício da Casa da Cultura, propriedade do Município que passa a fazer parte integrante da escola, disponibilizará um auditório, uma biblioteca e uma sala de informática, servindo o corpo docente, os alunos, assim como os pais e encarregados de educação.

O estabelecimento de ensino passa, desta forma, a contemplar 21 salas de aula normais, 1 sala de música, 2 de Tecnologias de Informação e Comunicação, 1 laboratório de Ciências, 1 laboratório de Físico-Química, 1 sala de Educação Tecnológica, 3 de Educação Visual e 2 unidades de Multideficiência, totalizando, desta forma, 32 espaços que acolhem 567 alunos, distribuídos por 25 turmas. Os alunos desta escola são provenientes da União de Freguesias da Malveira e São Miguel de Alcainça, da Azueira (União das Freguesias da Azueira e Sobral da Abelheira) e da União de Freguesias da Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário.

A reabilitação da Escola Básica 2.º e 3.º Ciclo Prof. Armando de Lucena significou um investimento total de 2 051 373,00€ que, tendo em conta o objetivo de elevar a qualificação dos jovens e adultos reforçando a qualidade da educação e formação, contou com o cofinanciamento FEDER do Programa Lisboa 2020, no valor de 600 000,00€.