Desenvolvimento Desportivo nas Escolas

Em 1995, iniciou-se o projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Expressão e Educação Físico-Motora. Nesta iniciativa inserem-se os sub-projetos de Expressão e Educação Físico Motora e o de Natação.

Para o desenvolvimento das atividades relacionadas com a Expressão e Educação Físico-Motora, a Câmara Municipal Mafra disponibiliza, às escolas concelhias, as Instalações Desportivas Municipais, tendo estabelecido, ainda, protocolos com as diversas coletividades para utilização dos seus espaços desportivos.

De forma a dar resposta às necessidades específicas de apetrechamento, cada Escola possui um Kit de material desportivo e um manual de formação para cada professor.

No início do ano letivo, os Agrupamentos devem comunicar por escrito, para a Câmara Municipal de Mafra, quais as escolas que irão utilizar as instalações desportivas das coletividades, mencionando os dias, frequência, horário e nome do professor a lecionar, afim de que se disponibilize o apoio financeiro às respetivas associações.

As solicitações de material desportivo, bem como de elaboração de novos protocolos com coletividades, devem, igualmente, ser dirigidas à Autarquia.

O Manual de Expressão e Educação Físico-Motora para o 1.º ciclo foi desenvolvido tendo como principal objetivo a criação de condições apropriadas para a prática da atividade física, ajudando os professores do 1.º ciclo na lecionação da disciplina de Educação Física, apresentando-lhes estratégias (exercícios) para a desenvolverem e, assim, proporcionarem às crianças um crescimento saudável.

Os manuais foram distribuídos a todas as Escolas do 1.º Ciclo do Concelho de Mafra. Para o solicitar, contacte o Departamento de Desenvolvimento Socioeconómico através do n.º 261 810 125.