Desafios do empreendedorismo local em reflexão

A Mafra Business Factory recebeu a 2.ª edição da iniciativa de âmbito europeu “Startup Europeu Week”, que registou elevada participação. Num registo informal, e contando com a intervenção de diversificados oradores, esta foi uma oportunidade de promoção da reflexão sobre as oportunidades e desafios do empreendedorismo local.

Joaquim Sardinha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mafra, foi o primeiro orador, tendo destacado a estratégia municipal de promoção do empreendedorismo, materializada não só na criação das incubadoras de negócios Mafra & Ericeira Business Factory, mas também em iniciativas como o programa “Portugal Sou Eu com os Ateliers Empreender Criança”.

António Ramalho Pereira, Presidente da Junta de Freguesia de Mafra, evidenciou a ruralidade enquanto característica distintiva do território, registando a existência de oportunidades de negócios em áreas como a vinha, os pomares, o turismo rural, mas também o geocaching e outras atividades outdoor.

António Pinto de Carvalho, em representação do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (GAE) da Câmara Municipal de Mafra, fez a apresentação deste gabinete, que se destina a prestar apoio na “fase zero do negócio”, mediante a troca de ideias e de informações através de um diálogo enriquecedor.

Cidália Craveiro, em representação do Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS 3G, direcionou a sua intervenção para a importância da promoção do empreendedorismo no ensino secundário, fazendo a apresentação do programa “Empreendedorismo Catch Your Wave”, vocacionado para jovens.

Uma vez apresentadas as entidades que apoiam na identificação de ideias de negócios e no desenvolvimento do respetivo plano de negócios, o evento prosseguiu com as intervenções de representantes na área do investimento.

Márcia Mendes fez a apresentação da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S), a qual é responsável pela implementação e gestão de programas nacionais, da União Europeia ou cofinanciados, tendo salientado a importância do cumprimento dos requisitos para uma candidatura de sucesso.

Por fim, interveio João Ventura em representação do Clube Business Angels do Oeste, que reúne investidores dispostos a participar no capital de startups. Declarou que este Clube pretende apoiar mais projetos no Concelho de Mafra, nomeadamente numa fase mais avançada, associada a um período de expansão desses projetos.

Após estas intervenções, seguiu-se um debate informal com perguntas lançadas pela audiência e que se revelou uma verdadeira oportunidade para empreendedores e autoridades locais abordarem os desafios do empreendedorismo local.

Startup Europe Week na Mafra Business Factory