Rotas do Património

Venha explorar e conhecer a riqueza do património concelhio!

Mafra é um concelho de contrastes culturais, cujas origens mergulham na História de cada uma das suas seis freguesias e cinco uniões de freguesias. Esta enriquecedora diversidade faz com que sejamos, hoje, herdeiros de um património ímpar sob muitos aspetos, cuja valorização e divulgação contribui para a afirmação cultural e turística concelhia.

Descobrir o concelho de Mafra através do seu património é o convite que a Câmara Municipal faz a todos os munícipes, turistas e público em geral. Para tal, são disponibilizadas cinco rotas temáticas, apoiadas em folhetos de fácil manuseamento. Estas brochuras, dotadas de mapas e textos de apoio, permitem percorrer os diversos percursos sem orientação especializada (visitas guiadas), contudo adquirindo informação adicional quanto aos diversos pontos de interesse.

Assim, durante todo o ano, é possível realizar cada um dos percursos, cujos folhetos são distribuídos gratuitamente, em língua portuguesa e inglesa, nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira, ou em formato digital.

Este projeto de índole turístico-cultural centra-se nas faces mais visíveis e monumentais da cultura local, não obstante o património é também um convite para que o visitante se deixe fascinar por outras dimensões da herança cultural concelhia, desde a paisagem à fauna e à flora, passando pelas festividades e pela gastronomia.

 

Versão em português

Percurso Histórico na Urbe de Mafra: da Vila Medieval ao Palácio-Convento

Devoções. Património Religioso da Ericeira

Encarnação e Santo Isidoro

Rota das Enxaras

Cheleiros. Percurso urbano

 

Versão em inglês:

Historic Walk in Urban Mafra: from the Medieval Town to the Palace-Convent

Devotions. Ericeira's Religious Heritage