Rotas do Património

Venha explorar e conhecer a riqueza do património concelhio!

Mafra é um concelho de contrastes culturais, cujas razões mergulham na História de cada uma das suas das suas seis freguesias e cinco uniões de freguesias. Esta enriquecedora diversidade faz com que sejamos, hoje, herdeiros de um património único sob muitos aspetos, cuja valorização e divulgação contribui para a afirmação cultural e turística concelhia.

Descobrir o concelho de Mafra através do seu património é o convite que a Câmara Municipal faz a todos os munícipes, turistas e público em geral. Para tal, atualmente disponibiliza um conjunto de cinco rotas temáticas que podem ser percorridas de diferentes formas.

Apoiadas em folhetos de fácil manuseamento, dotados de mapas com os pontos de visita sinalizados e textos de contextualização desses mesmos pontos de interesse, estas rotas não requerem orientação especializada de guias.

Assim, durante todo o ano, é possível realizar cada um destes percursos, cujos folhetos são distribuídos gratuitamente, em língua portuguesa e inglesa, nos postos de turismo de Mafra e Ericeira.

Este projeto de índole turístico-cultural centra-se nas faces mais visíveis e monumentais da cultura local, mas o património é também um convite para que o visitante se deixe fascinar por outras dimensões de herança cultural concelhia, desde a paisagem à fauna e à flora, passando pelas festividades e pela gastronomia.

Versão em português

Percurso Histórico na Urbe de Mafra: da Vila Medieval ao Palácio-Convento

Devoções. Património Religioso da Ericeira

Encarnação e Santo Isidoro

Rota das Enxaras

Cheleiros. Percurso urbano

 

Versão em inglês:

Historic Walk in Urban Mafra: from the Medieval Town to the Palace-Convent

Devotions. Ericeira's Religious Heritage