Rede de Bibliotecas

A Rede de Bibliotecas Municipais de Mafra integra oito equipamentos. Entende a Câmara Municipal de Mafra que a dispersão demográfica que caracteriza o concelho e a sua grande extensão impõe uma desconcentração de serviços, no sentido de levar ao maior número possível de munícipes a oferta cultural de biblioteca pública.

Através de infraestruturas de acolhimento de áreas específicas de leitura geral, multimédia, infantil e juvenil, mas também através da expansão contínua de atividades de extensão cultural ou do apoio prestado às bibliotecas escolares, é possível oferecer um serviço em rede qualitativamente reconhecido, que faculta à população que escolhe viver no concelho de Mafra o acesso à informação, educação, cultura e lazer, assim contribuindo para o pleno exercício da cidadania.
As Bibliotecas Municipais disponibilizam, ainda, o inquérito de avaliação de satisfação ao munícipe, para que, deste modo, possa participar na melhoria dos serviços municipais.
 

FUNDO DOCUMENTAL
O fundo documental da Rede ascende a cerca de 180.000 espécimes, dos quais aproximadamente 159.000 são livros. A constituição do fundo documental tem privilegiado conteúdos generalistas e atualizados, com especial destaque para a área de literatura. Foi possível, assim, constituir um crescente núcleo de materiais audiovisuais, onde constam filmes e músicas referenciais da história de cada uma destas artes, e documentários que podem ser requisitados pelas escolas do concelho para apoio pedagógico.
 

FUNDO LOCAL
Uma das missões da Rede de Bibliotecas Municipais de Mafra é a preservação da memória coletiva do concelho de Mafra. Instalado na Biblioteca Central (Mafra), o fundo local reúne um acervo que integra os jornais mais antigos do concelho, as numerosas publicações municipais e, de uma forma geral, informação em todos suportes que diga respeito ao concelho. Muito procurado por investigadores de história local, é um fundo único e de grande valor informativo e cultural.
 

SERVIÇO DE EXTENSÃO CULTURAL
Ao longo do ano, a Rede de Bibliotecas Municipais de Mafra proporciona aos seus leitores e visitantes uma oferta cultural diferenciada, onde se inclui um programa de animação que pretende promover a leitura e a dinamização cultural dos espaços. Particularmente importantes são as iniciativas destinadas aos públicos infantil e juvenil, que visam estimular a aquisição de hábitos de leitura, ou as ações formativas temáticas dirigidas a grupos socioprofissionais específicos.
 

FAÇA-SE LEITOR DA REDE DE BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DE MAFRA
Ser leitor da Rede de Bibliotecas Municipais de Mafra permitir-lhe-á usufruir de um vasto conjunto de serviços, em todas as bibliotecas da rede, incluindo o empréstimo domiciliário de livros e a requisição de livros à distância, comodamente a partir de sua casa. Para se inscrever, basta apresentar um documento de identificação e, em poucos dias, receberá um cartão de leitor que lhe dará livre acesso a todas as bibliotecas da rede e aos serviços online referidos.
 

SERVIÇOS
• Referência e consulta local
• Consulta de catálogo informatizado
• Empréstimo domiciliário
• Reserva de documentos
• Empréstimo interbibliotecas
• Utilização de PC's
• Acesso à Internet
• Programas de extensão cultural
• Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE)
• Visitas guiadas
• Fotocópias e impressões
• Wireless nas Bibliotecas de Mafra, Ericeira, Encarnação, Póvoa da Galega e Venda do Pinheiro
 

Pode consultar o catálogo do fundo e o seguinte documento orientador:
Catálogo
Regulamento de Funcionamento das Bibliotecas Municipais, Arquivo Municipal e Centro de Estudos de História Local
 

Rede de Bibliotecas

Biblioteca Municipal de Cheleiros

Biblioteca Municipal de Encarnação

Biblioteca Municipal de Ericeira

Biblioteca Municipal de Mafra

Biblioteca Municipal de Malveira

Biblioteca Municipal de Póvoa da Galega

Biblioteca Municipal de Venda do Pinheiro

Biblioteca Municipal de Vila Franca do Rosário