Procissões Quaresmais 2018

Na promoção do turismo religioso, a Câmara Municipal divulga o calendário das procissões organizadas pela Paróquia de Santo André de Mafra e pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra nos dias 25 de fevereiro, 11, 25 e 30 de março. Símbolo significativo das tradições religiosas e da piedade barroca, as procissões quaresmais da Vila de Mafra são um dos mais destacados exemplos do património imaterial do Concelho, mantendo, no essencial, as características que lhe foram conferidas no século XVIII. 

A Vila de Mafra, além de ter um dos mais importantes conjuntos patrimoniais do país, o Convento-Palácio e Tapada de Mafra, possui um número significativo de tradições sociais, culturais e religiosas, que constituem um emblemático património imaterial. Destas tradições sobressaem, pela ligação à época áurea da história de Mafra, as monumentais procissões da Quaresma, que são um testemunho do legado artístico e da grandiosidade que a Vila alcançou no período barroco e nos reinados de D. João V e D. José I.

Simultaneamente, verifica-se a existência de um conjunto assinalável de património móvel associado a estas procissões, designadamente as imagens escultóricas executadas para os andores, da autoria de Manuel Dias (Procissão de Penitência da Ordem Terceira de São Francisco), atribuídas a Joaquim José de Barros Laborão (Procissão das Sete Dores de Nossa Senhora), destacando-se a imagem de Cristo Crucificado, atribuída ao genovês Anton Maragliano (Procissão de Penitência da Ordem Terceira de São Francisco), bem como muitas das alfaias e vestes utilizadas que remontam aos séculos XVIII e XIX.

Com início na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, as Procissões da Quaresma da Vila de Mafra percorrem algumas das ruas adjacentes.

 

25 de fevereiro | 15h30

Missa e Procissão do Senhor dos Passos

 

11 de março | 15h30

Missa e Procissão de Penitência da Ordem Terceira de São Francisco (Terceiros)

 

25 de março | 15h30

Missa e Procissão das Sete Dores de Nossa Senhora (Burrinha)

 

30 de março | 21h00

Procissão do Enterro do Senhor

 

No respetivo folheto, consulte uma breve descrição da especificidade de cada uma destas Procissões.

 

Procissões Quaresmais 2018