“PRÉMIO INTERNACIONAL DE COMPOSIÇÃO ÓRGÃOS DO PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA”: Apresentação das obras distinguidas

O Palácio Nacional de Mafra acolhe, no dia 25 de maio, pelas 21h00, o concerto das obras distinguidas com o “Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra”, cujos vencedores são Luigi Del Prete (Itália) e João Henrique Sousa Santos (Portugal), tendo ainda Claudio Maccari (Itália) sido distinguido com uma menção honrosa.

Promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Município de Mafra, com periodicidade bienal, o “Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra” visa distinguir compositores que apresentem peças destinadas ao conjunto dos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra, que é único no mundo não só pelo seu número, já de si notável, mas pelo facto dos instrumentos terem sido concebidos originalmente para tocar em conjunto.

 

Nesta segunda edição, o júri – constituído por quatro personalidades de reconhecido mérito internacional, nomeadamente Joris Verdin (Bélgica), que presidiu, Maurizio Croci (Itália), António Pinho Vargas (Portugal) e João Vaz (Portugal) – apreciou 22 candidaturas submetidas a concurso.

 

Em concerto, o público poderá escutar as obras vencedoras na categoria A (composição original) e B (transcrição para seis órgãos de uma obra existente), respetivamente “Fantasia” (Luigi Del Prete) e “Allegreto from Symphony, No. 7 in A Major, Op. 92” (João Henrique Sousa Santos), assim como a composição distinguida com uma menção honrosa na categoria A, denominada “1945, Recitativo and Four Images” (Claudio Maccari).

 

O concerto realiza-se no Dia do Município de Mafra e tem entrada gratuita, sujeita a reserva através dos números de telefone 261 817 550 ou 261 817 170.