O Festival do Pão continua...

Prossegue a sétima edição do Festival do Pão… De 13 a 16 de julho, o Pão de Mafra, as tradições locais e a música continuam encher o Jardim do Cerco, em Mafra. Com abertura diariamente às 12h00, o Festival, onde o pão é Rei, permite-nos degustar as mais variadas especialidades gastronómicas regionais, disponíveis nas tradicionais “tasquinhas” e nas bancas das pastelarias locais. De salientar igualmente a exposição e venda de artesanato e de produtos locais, a feira saloia, uma exposição de veículos e alfaias agrícolas e igualmente uma exposição alusiva à construção do Real Edifício de Mafra, no âmbito das Comemorações do Tricentenário.

A música continua em destaque e com um programa de elevada qualidade: no dia 13 de julho, realiza-se um concerto com os The Covers; no dia 14 de julho sobe ao palco Jorge Vadio; seguindo-se Alberto Índio a 15 de julho. No dia 15 há também lugar para os sons mais tradicionais com a atuação dos Cavaquinhos do Oeste. As tradições musicais populares também não foram esquecidas e nas tardes de 15 e 16 de julho terão lugar atuações de vários ranchos folclóricos do concelho. O cartaz musical fecha com chave de ouro com um concerto de Tiago Bettencourt às 22h00 do dia 16 de julho.

Decorrem igualmente no Fórum do Pão, sempre às 16h00, duas degustações e show cooking: no dia 15 de julho o destaque vai para o bolo regional na tradição mafrense, havendo uma demonstração do fabrico de parrameiros por Clara Batalha, da Pastelaria Batalha. No dia 16 será dado espaço à tradição feminina no fabrico do pão, com a demonstração do fabrico de pão caseiro, pelo Grupo de Danças e Cantares de Vila de Canas.

Destaca-se ainda, na manhã de 16 de julho, o concurso de exibição de atrelagens, no Terreiro em frente ao Palácio Nacional de Mafra, apresentado pela Associação Portuguesa de Atrelagem. O espetáculo equestre termina com a deslumbrante Gala Equestre do Festival do Pão, com a participação da Reprise da Escola de Mafra, no campo dos Plátanos, no dia 16 de julho, pelas 17h30.